“Delicioso: da Cozinha para o mundo”, de Eric Besnard, está na programação do Varilux
Agenda Cultural
Sessões com filmes inéditos e clássicos serão no Cinépolis acontecem de 25 de novembro a 8 de dezembro
15 de novembro de 2021
Natal está novamente no circuito de exibições do tradicional Festival Varilux de Cinema Francês, maior evento dedicado à cinematografia francesa fora da França, em retorno presencial. O festival terá uma abertura dia 23 em Natal, com o filme Délicieux. A programação nos cinemas será de 25 de novembro e 8 de dezembro. Ao todo são três produções inéditas, "Delicioso: da Cozinha para o mundo”, de Eric Besnard, “Ilusões Perdidas”, de Xavier Giannoli e “@Arthur Rambo – Ódio nas Redes”, de Laurent Cantet. Outros 17 longas-metragens inéditos e recentes da filmografia francesa. Os dois clássicos são O Magnífico”, de 1973, sob a direção de Philippe de Broca, com Jean Paul Belmondo no papel principal, e “As Coisas da Vida”, de 1970, dirigido por Claude Sautet. Rio de Janeiro e São Paulo recebem ainda uma Mostra em homenagem ao ator Jean-Paul Belmondo, falecido em setembro último, com quatro filmes: “O Demônio das Onze Horas” (1965), de Jean-Luc Godard, “O Homem do Rio” (1964), de Philippe de Broca, “Técnica de um delator” (1963), de Jean-Pierre Melville e “Léon Morin, o padre” (1961), de Jean-Pierre Melville.
Os outros filmes inéditos já divulgados são "Adeus, idiotas" e "Um conto de amor e desejo". A premiada comédia dramática "Adeus, idiotas", escrita, dirigida e interpretada por Albert Dupontel, recebeu sete prêmios César – foi indicado a 13. Estrelado por Virginie Efira, Albert Dupontel e Nicolas Marié, o longa já foi visto por mais de uma milhão de espectadores na França. A distribuição no Brasil é da Mares Filmes.
"Um conto de amor e desejo" é o segundo longa-metragem de Leyla Bouzid e tem no elenco Sami Outalbali, Zbeida Belhajamor e Diong-Keba Tacu. A produção integrou a Semana da Crítica de Cannes de 2021 e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival Du Film Francophone d’Angoulême 2021. A distribuição é da Bonfilm.
OS TÍTULOS INÉDITOS
Para deixar os amantes da gastronomia com água na boca, a mostra apresenta “Delicioso: da Cozinha para o mundo”, uma comédia estrelada por Grégory Gadebois e Isabelle Carré, sob a direção de Eric Besnard. O filme conta um pouco dos primórdios da culinária francesa, bem como a criação do primeiro restaurante do país, antes mesmo da revolução francesa acontecer. No Brasil, a distribuição é da PlayArte.
Sinopse: No alvorecer da Revolução Francesa, Pierre Manceron, um cozinheiro ousado, mas orgulhoso, foi demitido por seu mestre, o duque de Chamfort. Conhecer uma mulher surpreendente, que deseja aprender a arte culinária ao seu lado, dá-lhe autoconfiança e o leva a se libertar de sua condição de servo para empreender sua própria revolução. Juntos, eles vão inventar um lugar de prazer e partilha aberto a todos: o primeiro restaurante. Uma ideia que fará com que eles ganhem clientes... e inimigos.
Já o longa-metragem “Ilusões Perdidas” traz no elenco principal os atores Benjamim Voisin, Cécile de France e Vincent Lacoste. Inspirado no romance homônimo de Honoré de Balzac e dirigido por Xavier Giannoli, o filme é ambientado no século XIX em que Lucien, um jovem poeta desconhecido ávido por abrir caminho na vida, deixa sua cidade natal para tentar a sorte em Paris. A produção foi indicada ao Leão de Ouro, além de outras duas categorias no Festival de Veneza. A distribuição é da California Filmes.
Sinopse: Lucien é um jovem poeta desconhecido da França do século XIX. Ele tem grandes esperanças e quer escolher seu destino. Ele larga a gráfica de sua província natal para tentar a sorte em Paris, nos braços de sua protetora. Logo deixado por conta própria na fabulosa vila, o jovem rapaz vai descobrir os bastidores de um mundo condenado à lei do lucro e das falsidades. Uma comédia humana na qual tudo se compra e se vende, da literatura à imprensa, da política aos sentimentos, das reputações às almas. Ele vai amar, sofrer, e sobreviver às suas ilusões.
Protagonizado por Rabah Naït Oufella, o drama “@Arthur Rambo – Ódio nas Redes” é dirigido por Laurent Cantet, realizador conhecido por usar suas obras para debater temas atuais da sociedade. Com a produção, Cantet discute o uso das redes sociais e os julgamentos no mundo digital. Integrante da seleção oficial das edições 2021 do Festival Internacional de Cinema de Toronto IFF 2021 e do San Sebastian, o filme conta ainda com Sofian Khammes, Antoine Reinartz no elenco principal e será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes.
Sinopse: Quem é Karim D.? Um jovem escritor empenhado no sucesso? Ou seu pseudônimo Arthur Rambo, que espalha mensagens de ódio em suas redes sociais?
O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France, Fairmont e Ingresso.com, as distribuidoras dos filmes desta edição: Bonfilm, California Filmes, Mares Filmes, PlayArte, Synapse e Vitrine Filmes, e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial. A programação do evento, bem como os cinemas e as dezenas de cidades brasileiras participantes, pode ser acompanhada no site http://variluxcinefrances.com
Filmes inéditos da programação 2021
“@Arthur Rambo – Ódio nas Redes”, de Laurent Cantet;
“Adeus Idiotas”, de Albert Dupontel;
“A Travessia”, de Florence Miaihe
“Caixa Preta”, de Yann Gozlan;
“Delicioso: da Cozinha para o mundo”, de Eric Besnard;
“Enquanto Vivo”, de Emmanuelle Bercot;
“Ilusões Perdidas”, de Xavier Giannoli;
“Um Intruso no Porão”, de Philippe Le Guay;
“Nosso Planeta, Nosso Legado”, de Yann Arthus-Bertrand;
“Paris, 13 Distrito”, de Jacques Audaiard;
“Madrugada em Paris”, de Elie Wajeman;
“Mentes Extraordinárias”, de Bernard Campan e Alexandre Jollien;
“Está Tudo Bem”, de François Ozon;
“Titane”, de Julia Ducournau;
“Tralala”, de Arnaud e Jean Marie Larrieu;
“Um Conto de Amor e Desejo”, de Leyla Bouzid;
“Uma pequena lição de amor”, de Eve Deboise.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022