Filme perpassa temas ligados à comunidade LGBTQI

Agenda Cultural

Filme potiguar estreia na Mostra de Cinema de Tiradentes 2022

Curta-metragem Bege Euforia, escrito e dirigido por Anália Alencar, integra a mostra competitiva  do prestigiado festival

15 de janeiro de 2022

O curta-metragem de ficção potiguar Bege Euforia, escrito e dirigido por Anália Alencar, terá sua estreia nacional durante a 25a Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada entre 21 e 29 de janeiro de 2022. É a primeira vez que a produção local integra a programação da Mostra Foco, a competitiva nacional de curtas-metragens. Ao lado de O Nascimento de Helena (RN), curta experimental de Rodrigo Almeida tem exibição presencial prevista para o dia 26 de janeiro. 

O filme tem como protagonistas Maria Tereza (Mainá Santana), Bárbara (Priscilla Vilela) e Raquel (Alice Carvalho), perpassando temas relacionados à comunidade LGBTQIA+, modelos relacionais, ecofeminismo, relação humano-natureza, permacultura, autonomia sobre o corpo e religiosidades. O diretor Pedro Fiúza integra a equipe como assistente de direção.

As gravações aconteceram em março de 2021 nas cidades de Caicó e Nísia Floresta (RN). O projeto foi viabilizado pelo edital de Fomento à Cultura Potiguar 2019, lançado pela Fundação José Augusto e Governo do Estado do Rio Grande do Norte, contando ainda com o apoio da Fundação Cultural Capitania das Artes e Prefeitura do Natal para finalização por meio do edital Cine Natal 2021.  

Anália Alencar é realizadora audiovisual, fotógrafa e curadora. Graduanda em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estudou direção de fotografia pela Academia Internacional de Cinema (SP) e fotografia digital pelo Porto Iracema das Artes (CE). Dentre seus trabalhos como realizadora, destacam-se os curtas-metragens Olho D'água (2019), premiado como melhor filme da mostra ambiental do 29° Cine Ceará; Chão de Giz (2018), contemplado pelo Knight Center e Google News Lab com exibição no YouTube Space (RJ); e Filha do Cinema (2017)


Serviço
Lançamento do curta-metragem Bege Euforia
Dia: 26/01
Horário: 22h30 
Local: Cine Tenda (Mostra de Cinema de Tiradentes)
Acesso gratuito