Cássia Damasceno interpreta jornalista sudestina contratada para campanha de político nordestino
Agenda Cultural
"Vai Melhorar" é a única obra do RN selecionada para o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
28 de julho de 2020
O curta-metragem de ficção "Vai Melhorar", escrito e dirigido por Pedro Fiuza estreará na 31ª edição do Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. É o único representante do estado do Rio Grande do Norte na programação deste ano.
O festival que acontece desde 1990 em salas de cinema e centros culturais espalhados pela capital paulista apresenta uma gama diversa e variada de curtas do mundo inteiro, sempre de forma gratuita.
Devido à pandemia de COVID-19, o festival em 2020 será realizado de forma virtual e o conteúdo estará disponível gratuitamente entre os dias 20 e 30 de Agosto para todo o Brasil em plataformas digitais.
"Vai Melhorar" conta a história de Luísa (interpretada pela atriz paranaense Cássia Damasceno), uma jornalista sudestina que é contratada para apresentar os programas de TV da campanha de um prefeito em busca de reeleição numa capital nordestina. Os conflitos profissionais, choques culturais e a pressão do ambiente de campanha política são as tramas que o filme se utiliza para tecer uma crônica sobre o Brasil e seu presente político.
Pedro Fiuza escreveu o primeiro tratamento de "Vai Melhorar" em 2016, uma ano de eleições municipais que inspirou o diretor, comunicador por formação acadêmica e com vivência pessoal de trabalho nos bastidores de campanhas políticas, a dissecar o tema no audiovisual. O lançamento do filme quatro anos depois do roteiro escrito acabou acidentalmente possibilitando a coincidência de estarmos novamente em ano de eleições municipais no Brasil. A polarização política crescente vivida pela nação mantém acesa a atmosfera de urgência para que se exponha e se discuta o tema.
"Vai Melhorar" é um dos 28 filmes que compõem a programação da Mostra Brasil. Ao todo serão 400 filmes divididos em quatro mostras além de encontros, debates e atividades paralelas, todas acontecendo de forma virtual. O único representante norte-rio-grandense no festival foi produzido e filmado inteiramente na capital potiguar. Vai Melhorar é um filme contemplado pelo edital público Cine Natal e teve seu financiamento através da Prefeitura de Natal, BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, FSA - Fundo Setorial do Audiovisual e ANCINE - Agência Nacional do Cinema. O filme contou com o trabalho de mais de 80 profissionais entre demandas artísticas, técnicas e logísticas durante seus quatro anos de produção e agora orgulhosamente espera para ser lançado ao Brasil em telas múltiplos dispositivos onde o público poderá acessar a programação do Curta Kinoforum 2020.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022