Pesquisa para o documentário descobriu coleção de filmes perdidos com obras de Alice Guy-Blaché

Agenda Cultural

Filme sobre Alice Guy-Blaché, a primeira cineasta do mundo, é destaque na volta do Moviecom

Narrado por Jodie Foster, filme recupera a história da secretária do inventor Léon Gaumont,  que aos 22 anos registrou o nascimento do cinema

28 de outubro de 2020

A rede de cinemas Moviecom, no Praia Shopping, reabre as salas nesta quinta-feira (29) ofertando algumas boas estreias: a ficção científica Tenet, de Cristopher Nolan, e o documentário Alice Guy-Blaché  - A história não contada da primeira cineasta do mundo. Também estão na grade o filme de terror A Ilha da Fantasia e Scooby – O filme.

Alice Guy-Blaché  - A história não contada da primeira cineasta do mundo estreou no Festival de Cannes em 2018. Secretária do engenheiro e inventor Léon Gaumont, Alice Guy-Blaché tinha 22 anos quando acompanhou o chefe em um evento que aconteceu em Paris em 1895. Esse evento fechado era nada menos do que a apresentação que os irmãos Lumière faziam de sua mais nova invenção: o cinematógrafo.

Uma das cenas recuperadas da produção de Guy-Blaché (no alto) em ação: Filme resgata legado de precursora do cinema 

Preenchida de admiração ao presenciar o nascimento do cinema, Guy-Blaché pediu ao chefe se poderia filmar algumas cenas. Gaumont aceitou contanto que ela continuasse a cuidar das cartas que chegavam na empresa. Começava ali a carreira de uma prolífica cineasta, esquecida pela história e resgatada neste documentário. A pesquisa para o longa revela, entre outros, uma coleção de filmes perdidos com obras produzidas e dirigidas por Alice Guy-Blaché.

O documentário narrado pela atriz e diretora Jodie Foster tem depoimentos de nomes como os dos cineastas Ava DuVernay, Agnès Varda, Michel Hazanavicius e Peter Bogdanovich, além de atores, roteiristas, pesquisadores, historiadores, professores e parentes de Guy-Blaché. O maior doador do filme foi o fundador da Playboy, Hugh Hefner (1926-2017), que assina a produção-executiva.

Trailer de Alice Guy-Blaché

 

Já o filme de ficção Tenet aborda a manipulação do tempo através da história de um agente da Cia (John David Washington, de Infiltrado na Klan) que, após passar por uma experiência de quase morte, acaba sendo recrutado por uma empresa misteriosa, especializada em evitar o acontecimento de tragédias em larga escala através da exploração de um universo paralelo onde o tempo passa ao contrário. Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO MOVIECOM - NATAL DE 29/10/2020 a 04/11/2020

OS NOVOS MUTANTES - LEG (DISNEY)

PRAIA SHOPPING 1 : Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 22h00 | Sáb., Dom., Feriado: 22h00

Suspense/Ficção Científica - Legendado - 14 Anos - Duração: 94min. Cinco jovens mutantes (Maisie Williams, Blu Hunt, Anya Taylor-Joy, Charlie Heaton e Henry Zaga) descobrem o alcance de seus poderes e lidam com traumas do passado. No entanto, eles são mantidos presos contra a vontade em uma instituição controlada pela Dr. Cecilia Reyes (Alice Braga). Enquanto a médica promete controlar as habilidades do grupo, nada é o que parece.

COMO CÃES E GATOS 3 (DUB) PELUDOS UNIDOS (WARNER)

Comédia / Aventura - Dublado - Livre - Duração: 90min.

PRAIA SHOPPING 1: Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h45 | Sáb., Dom., Feriado: 14h45 - 16h45

TENET - DUB (WARNER)

Ação - Dublado - 14 Anos - Duração: 150min.

PRAIA SHOPPING 1 : Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 18h50 | Sáb., Dom., Feriado: 18h50

PRAIA SHOPPING 3: Sáb., Dom., Feriado: 21h40 | Sáb., Dom., Seg., Feriado: 14h00

PRAIA SHOPPING 4: Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h30 - 19h40 | Sáb., Dom., Feriado: 16h30 - 19h40

PRAIA SHOPPING 5: Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 15h00 - 20h30 | Sáb., Dom., Feriado: 15h00 - 20h30

Tenet é a única palavra que poderá ajudar o Protagonista (John David Washington) a lutar por sua sobrevivência nesta missão no mundo da espionagem internacional, que revelará algo além do tempo.

ALICE GUY-BLACHÉ - LEG (ARTEPLEX)

Documentário - Legendado - 10 Anos - Duração: 104min.

PRAIA SHOPPING 3: Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 17h00 - 19h20 | Sáb., Dom., Feriado: 17h00 - 19h20

Quando Alice Guy-Blaché terminou seu primeiro filme em 1896, em Paris, ela não era apenas a primeira cineasta mulher, mas também um dos primeiros diretores de cinema a fazer um filme narrado. Be Natural segue sua trajetória, desde secretária na Gaumont até sua indicação como Diretora de Produção em 1897, e sua subsequente carreira de sucesso de 20 anos na França e nos Estados Unidos, como fundadora de seu próprio estúdio, além de roteirista, diretora e/ou produtora de mil filmes - e depois completamente apagada da história. Até agora.

 

A ILHA DA FANTASIA - DUB (COLUMBIA PICTURES)

Terror - Dublado - 14 Anos - Duração: 110min.

PRAIA SHOPPING 3 : Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 21h40

Praia shopping 4: Sáb., Dom., Seg., Feriado: 14h10

Uma ilha mágica no meio do Oceano Pacífico oferece aos seus visitantes a possibilidade de realizar seus sonhos e viver aventuras que parecem impossíveis em qualquer outro lugar. Porém, como avisa o anfitrião da ilha, Sr. Roarke (Michael Pena), realizar seus desejos pode não acontecer da maneira esperada.

 

SCOOBY ! O FILME - DUB (WARNER)

Animação - Dublado - Livre - Duração: 95min.

PRAIA SHOPPING 5 : Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 18h10 | Sáb., Dom., Feriado: 18h10SCOOBY! O Filme é uma história de origem dos famosos personagens da série animada da Hanna Barbera. Salsicha e Scooby tem uma conexão instantânea envolvendo comida em seu primeiro encontro, e logo se unem aos jovens detetives Fred, Velma e Daphne para formar a Mistério S/A. Só que, após resolver centenas de casos, eles encontram o desafio de impedir o "apocãolipse", que virá quando o fantasma do cão Cerberus for liberado no mundo.