"Fole" conta a história de “seu” Luiz Basílio, interpretado por Sr Mané do Fole. Foto: Cedida

Agenda Cultural

"Fole" une pai e filho em um sertão de música e brincadeiras

Inspirado em conto de Wescley Gama, filme é uma realização da Trapiá Cia Teatro, com recursos da LAB e Governo do Estado

05 de março de 2021

O sertão de afeto, música e brincadeiras de boneco entre pai e filho. Essa é a essência do filme “Fole”, lançado pela Trapiá Cia Teatral. O lançamento acontece neste sábado (06), às 19h. O filme será exibido através da plataforma do YouTube e para ter  acesso ao link é necessário efetuar sua inscrição no Sympla e o ingresso gratuito é enviado para email cadastrado. O link para inscrição é https://www.sympla.com.br/trapia-filmes-apresenta-fole__1148409

 Inspirado no conto homônimo de Wescley J. Gama, o filme conta a história de “seu” Luiz Basílio, interpretado por Sr Mané do Fole, que confecciona bonecos de João Redondo e toca sanfona. O filho dele é “Nozinho” interpretado por Emanuel Bonequeiro. O filho, manipula e brinca com os bonecos criados pelo pai.

A harmonia na família é quebrada por uma tragédia trazida a tona por Cadu, interpretado por Alexandre Muniz. Mas, é imprescindível manter a esperança de que a vida está sempre presente e precisa ser sentida, mesmo que na profunda tristeza.

Gravado no Sitio Oiticica, em Caicó, o filme traz a paisagem do sertão e sua diversidade como cenários desta história de cumplicidade e respeito mútuo.

No roteiro e direção está Lourival Andrade. Alexandre Muniz completa o elenco. A Produção é da Trapiá Filmes, e a direção, produção de arte e figurino é de Custódio Jacinto. A montagem é de Fernando Leão, colorização de André Duarte, direção de fotografia, e câmera, com Fernando Leão e Zezinho Vídeo. 

A trilha sonora traz canções populares como Forró do Calanguinho (Mané do Fole), Macera (Cultura popular – domínio público), e Concerto para Cello Opus 104 – I mov – de Antonín Dvoråk (Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte)

O som direto é com Pedro Andrade e edição de som com Fernando Leão. Efeitos especiais são com Bruno César, assistente de câmera é Raiana Neysa e a identidade visual e designer gráfico Dillo Tenório.

A produção executiva é de Tatiane Fernandes e produção do set, Alexandre Muniz. Na Logística está Irani Muniz e em making of, estão Bruno César e Raiana Neysa.

O Projeto é realizado através da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.