Folha Poética comemora 38 anos de publicação. Este ano será uma "live"

Agenda Cultural

Folha Poética vira “live” no Dia da Poesia. Veja outras programações

Parceria da UBE e apoio cultural da FJA - Fundação José Augusto, tradicional “Folha Poeta” ganha versão virtual

14 de março de 2021

O 14 de Março é lembrando em Natal desde a década de 70. Das publicações alternativas às intervenções irreverentes, a poesia já andou pelo telefone, nas esquinas, nos outdoors e até de ônibus circular. Marcou presença em cafés da manhã, nas publicações locais, nas páginas dos Jornalões da capital ou em folha avulsa. Exemplo de resistência é a "Folha Poética", publicação anual organizada pelo produtor cultural Aluízio Martias, que hoje completa uma jornada de 38 anos.

Em tempos pandêmicos, a Folha vai circular em formato live: 'Folha Poética celebra o Dia da Poesia' será logo mais às 10h, nas redes sociais YouTube, Facebook e contará com a participação de Aluízio Mathias, Tereza Custódio, Crispiniano Neto, Geralda Efigênia, Gilvânia Machado, José de Castro, Salizete Freire, Sandemberg Oliveira e Kalina Paiva, com mediação da professora e produtora cultural Carla Alves. O Evento será transmitido pelas redes do Facebook e YouTube da Folha Poética e UBE-RN.

Para acompanhar acesse o link da União Brasileira dos Escritores/Seção Natal: https://www.youtube.com/watch?v=81x7JxSnD2s Ou pelo Facebook da UBE 

Amigos da Pinacoteca

A Sociedade Amigos da Pinacoteca vai dedicar o 14 de Março aos poetas contemporâneos do nosso estado. Os vídeos vão circular nas midias sociais e nos canais da Sociedade Amigos da Pinacoteca e contam com a participação de Adriano Sousa, Antonio Ronaldo, Carito Cavalcanti, Marcos Simões, Marcio de Lima Dantas, Oneri Júnior, Thiago Alves e Victor Azevedo. 

Os seis vídeos colocam os poetas convidados declamando versos de suas lavras. O projeto é iniciativa de Iaperi Araújo e Márcio de Lima Dantas. “Nesta ocasião, por apenas um recorte de um meio onde afloram tantos poetas, que chantamos na planície da poesia qualidade que nada fica a dever, nem por perto, nem alhures”, comentou o organizador. 

A ideia de lançar vídeos no Dia da Poesia é louvável, mas a ausência de poetas mulheres é o ponto fora da curva. 

 Associação cultural sem fins lucrativos, Amigos da `Pinacoteca foi criada por Isaura Rosado, ex-secretária de Cultura do RN e de Mossoró. Surgiu em Natal há dez anos e reúne pessoas interessadas em apoiar e fomentar atividades intelectuais e artísticas, como  por exemplo o Salão Dorian Gray e importantes publicações nessa área.

Insurgências Poéticas

O projeto Insurgências Poéticas nasceu há cinco anos como sarau, incorporou o selo literário e um coletivo artístico. Adaptados às plataformas digitais, o evento marca o Dia Nacional da Poesia com várias ações ligadas ao tema “Minha melhor memória é a poesia”, no qual convidam escritores e produtores que tiveram publicações e projetos selecionados pela lei Aldir Blanc para narrar um pouco de suas trajetórias e de possibilidades de sobrevivência durante a pandemia. A programação teve início na sexta-feira, mas hoje o especial dia da poesia contará com participação de Marina Rabelo e Thiago Medeiros.

O evento tem transmissão via plataforma Youtube e quem participar oude ajudar a financeiramente a Casa Brasil, uma Ong gerida por Jacqueline Brasil que acolhe a população trans do Rio Grande do Norte e está com dificuldades de manter a ação nesse período de pandemia. As doações podem ser feitas através do pix: 84988828734.

14.03, às 15h: Nós, Stela e o sal da lágrima – especial dia da poesia, Marina Rabelo e Thiago Medeiros. Transmitido pelo instagram @preuparardemedoer.