Antonio Roberto Rocha, ideializador da Femptur, e demais autoridades. Foto: Caninde Soares

Agenda Cultural

 Fórum de Turismo debate temas para o desenvolvimento do setor no RN

Evento é parte da programação da 8ª Femptur, que acontece nesta sexta e sábado no Centro de Convenções

21 de julho de 2022

Ideias, trocas de experiências, atualizações, debates e homenagens marcaram a abertura do 13º Fórum de Turismo do RN que aconteceu nessa quinta-feira (21), no Centro de Convenções de Natal, com a presença de autoridades, empreendedores, palestrantes e incentivadores do turismo. O evento é um dos maiores de fomento ao turismo potiguar, junto a 8ª Femptur – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, essa, tem início nesta sexta-feira (22) e segue até sábado (23), das 16h às 22h, com entrada e estacionamento gratuitos.

Compuseram a abertura do Fórum, Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino (Argus Eventos – organizadora dos dois eventos); a secretária de turismo do RN, Ana Maria Costa; o secretário de turismo de Natal, Fernando Fernandes; o deputado estadual, Hermano Morais, representando a Assembleia Legislativa; o diretor regional do Senac-RN, representando o Sistema Fecomércio RN, Raniery Pimenta; o superintendente do Banco do Nordeste, Thiago Dantas, e o gestor de turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra.

“A edição do Fórum deste ano tem um protagonismo feminino. Um fator enriquecedor para a história do nosso evento. E estamos aqui, juntos, plantando sementes para ver germinar o crescimento econômico por meio desse jardim chamado turismo. Esse, que tem total condição de se desenvolver cada vez mais, e é isso que nos move”, comenta Antônio Roberto Rocha ao dar boas-vindas.

A primeira palestra “Estratégias de Gestão Pública e Promoção dos Destinos”, com Dra. Mariana Aldrigui (Fecomércio-SP), contou com Fernando Fernandes como mediador, Thiago Dantas e George Costa como debatedores, trazendo discussões enriquecedoras para a transformação e ampliação do turismo na região. “O RN está de parabéns pela estratégia que utilizou nesses últimos anos de pandemia, reorganizando a promoção de turismo para os estados vizinhos, e dentro do Estado, passando a não depender somente dos turistas do sudeste, por exemplo. E, o Brasil, não pode depender do turismo internacional. Temos que quebrar paradigmas! Há muito a ser feito por esse setor no país”, defende Mariana.

Turismo de Experiência; Turismo e a Nova Economia; Sustentabilidade; Tendências e Regionalização do Turismo também foram discutidas através de nomes importantes como: Jacqueline Gil (Ampliamundo), Analuíza de Andrade Lopes (Sebrae Nacional), Ana Carla Moura (Ministério do Turismo), Alessandra Lontra (Turismóloga e Jornalista – PB), e Isabella Ricci (Turismóloga e Colunista – Estado de Minas).

Reconhecimento

Reconhecer aqueles que fizeram e fazem parte do crescimento do turismo no Rio Grande do Norte é parte da história e do orgulho do Fórum de Turismo do RN, e para destacar o agradecimento, a organização destinou o “Troféu Reconhecimento do Turismo Potiguar” a três importantes figuras/categorias: Roberto Lira (pioneiro de passeio de buggy), Restaurante Camarões (case de sucesso) e João Sabino (in-memoriam), o primeiro a interiorizar a hotelaria no RN.

8ª Femptur – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN

 

Com cerca de 50 municípios confirmados, a Feira expõe o que há de melhor no Rio Grande do Norte, reunindo e evidenciando cada segmento do turismo regional, desde as belezas naturais à gastronomia. E a Agricultura Familiar ocupa uma área própria na feira, com produtos de várias regiões do Estado, além de cooperativas de produtores locais.

 

Um dos grandes diferenciais da edição está no Espaço Sustentabilidade. Preocupados em propagar o turismo sustentável e responsável, alinhado às novas tendências, o local conta com uma ilha com vista para a Via Costeira, disponibilizando serviços de gestão de resíduos para empresas e destinos, além de quiz para promover interação; e também experiências de bem-estar, através da prática da meditação e sensibilização no setor de educação ambiental.

 

Outra novidade é o “Troféu Melhor Stand Femptur 2022” que será entregue às três cidades turísticas que tiverem melhor resultado nos quesitos de decoração, ambientação, atendimento, organização e degustação. E também o ‘Melhor Stand – Categoria Estreante’, seguindo os mesmos critérios.

 

Gastronomia e Cultura

 

O evento disponibiliza uma grande área para degustação gastronômica norte-riograndense e palco para apresentações culturais. Os municípios de Goianinha, Tibau, Pureza, Angicos, Senador Georgino Avelino, Lajes, Nísia Floresta, Touros, Serra Caiada, Carnaúba dos Dantas, Sítio Novo, Macau, Ceará-Mirim, Pedro Velho, Passa e Fica, Timbaúba dos Batistas e São Miguel do Gostoso estarão com programações culturais na Femptur, das 16h às 21h. Confira detalhes no Instagram oficial (@femptur).

 

 

Capacitação e Interação

Uma área de capacitação para até 50 pessoas está disponível durante o evento. E as novidades ficam por conta do Senac e Sebrae.

-Paraíba e Pernambuco marcam presença com caravanas de agentes de viagens durante a Femptur. E, os Estados, representados por 80 profissionais que trabalham com vendas de destinos. Uma oportunidade para conhecer e expandir novos produtos turísticos do RN.

Outro ponto, é a presença de jornalistas de João Pessoa – PB e Recife – PE, e de influenciadores digitais de Porto Alegre – RS, Curitiba – PR, Campinas- SP, Belo Horizonte – MG, Goiânia -GO e Cuiabá-MT, a convite da Emprotur, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

A 8ª Femptur – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN e o 13º Fórum de Turismo do RN têm apoio do Governo do RN, por meio do Projeto Governo Cidadão; Emprotur; Prefeitura de Natal; Sebrae; Sistema Fecomércio-RN; Banco do Nordeste; Serhs Natal Grand Hotel e ABIH-RN. 

 

Serviço:

8ª FEMPTUR

Quando: 22 e 23 de julho (Sexta e sábado)

Horário: das 14h às 22h

Entrada e Estacionamento: Gratuitos