O ator potiguar José Neto, atual acesso do Teatro Ópera de Pernambuco, participa do encontro

Agenda Cultural

Fórum Potiguar de Cultura faz 10 anos e pede criação do Conselho Estadual de Políticas Culturais

Campanha “CEPC – É Hora de Criar!” cobra do governo agilidade na criação do conselho. Lançamento é nesta sexta-feira, às 17h

05 de agosto de 2021

O Fórum Potiguar de Cultura - FPC celebra, nesse ainda conturbado ano de 2021, uma década e planeja para a ocasião o lançamento da campanha “CEPC – É Hora de Criar!” para cobrar do governo estadual a criação do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC). O lançamento ocorre na próxima sexta-feira (06), às 17h, em uma reunião virtual. As inscrições para participar podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/6xpXjuA8eP5zKGrb8.

O encontro trará como pauta além da criação do CEPC, a renúncia fiscal da Lei Câmara Cascudo e a construção e mobilização para o encontro comemorativo de 10 anos de criação do fórum. O evento contará com a participação dos artistas com experiência em gestão cultural José Neto, que também é Assessor de Teatro e Ópera do Governo de Pernambuco; e de Berg Bezerra, assessor técnico na área cultural de vários municípios do interior do RN.

Também é aguardada a presença de algum representante da gestão de cultura do Rio Grande do Norte, via Fundação José Augusto. A reunião será uma preliminar do IX Fórum Potiguar de Cultura, que deverá acontecer em breve com data a ser confirmada.

“O Conselho Estadual de Política Cultural já é uma antiga demanda do fórum, que vem procurando conscientizar as gestões culturais municipais e estadual sobre a importância de sua criação para embasar uma política cultural mais discutida, mais ampla e referenciada pela comunidade produtiva dessa área. Completarmos dez anos de atuação é um marco juntamente com o lançamento da campanha que tem como propósito sensibilizar a sociedade e o governo quanto à singularidade desta conquista”, afirma Esso Alencar, representante do Fórum Potiguar de Cultura.
 
O Fórum Potiguar de Cultura – FPC foi criado em 2011 e vem se mantendo desde então como um instrumento de interlocução da sociedade com o poder público, que visa construir de forma articulada uma política pública para as artes potiguares, seja através de suas entidades oficiais ou representações informais.