Cláudio Abdon mostra as primeiras peças feitas com a técnica de pirografia e aquarela

Agenda Cultural

Fotógrafo cria imagens em pirografia e inaugura ateliê na Cidade Alta

Cláudio Abdon cria coleção de fotos aplicadas em pirografia na madeira. E em parceria com Francisco Eduardo, abre ateliê na Cidade Alta

23 de março de 2021

Acostumado a capturar o amanhecer deslumbrante de Natal, o fotógrafo e cinegrafista Cláudio Abdon foi forçado a aquietar o olhar nos últimos tempos por conta da pandemia. Como os trabalhos externos ficaram mais escassos, aproveitou para experimentar novas técnicas artísticas utilizando suas fotos como base.

Dessa experiência nasceu a série de imagens em pirografia, uma técnica milenar que consiste na impressão da imagem na madeira através do aquecimento de um objeto. “A pirografia veio durante a pandemia. Estava procurando algo que pudesse fazer sem sair de casa. Comecei a passar minhas fotos para a madeira e depois fiz o desenho com o pirógrafo”, conta o fotógrafo. As primeiras peças já saíram do “forno” para encomenda.

Como complemento do projeto, Cláudio também aproveitou para aperfeiçoar a técnica em aquarela, e para isso buscou ajuda do artista plástico Francisco Eduardo. “Quis aprender a técnica da aquarela para poder colorir o trabalho para deixar bem próximo a fotografia”, explicou. 

Francisco Eduardo passou de professor a parceiro de Cláudio em um novo espaço que está para abrir na rua Felipe Camarão, ao lado do TJ, na Cidade Alta. “Essa parceria terminou em um grande projeto, ele já tem o ateliê e estou indo montar meu estúdio no mesmo prédio com ele. Vou usar o espaço de cima, assim vamos criar o espaço de artes, juntando artes plásticas com a fotografia e pirografia, com vários ambientes para leitura, café e a escola de fotografia e pintura”, adiantou.