Frevo Xico prepara disco e espetáculo voltado para pesquisa dos ritmos tradicionais

Agenda Cultural

Frevo do Xico fará Desfile de Natal para apresentar novo trabalho

A Orquestra se apresenta no Pranchão na Av. Itapetinga e lança o projeto Natal Feliz, inspirado na cultura popular, no dia 5 de dezembro

01 de dezembro de 2021

A Orquestra Frevo do Xico se prepara para colocar o bloco na rua e a contagem regressiva nasce a partir do projeto sonoro “Frevo do Xico - Nossa Tradição”. No próximo dia 05 de dezembro, a orquestra realiza um Desfile de Natal puxado pelo Pranchão na Av Itapetinga, zona Oeste de Natal. O desfile começa às 17h e apresenta personagens do folclore como o Jaraguá e a Burrinha, que irão compor oprojeto Natal Feliz que vai ser realizado em 2022. “O intuito desse evento é começar a divulgar os personagens natalinos inspirados na cultura do povo potiguar e apresentar a música do novo álbum”, comentou o músico, arranjador e produtor musical Chico Bethoven, criador da banda ao lado do irmão Jubileu Filho.

No desfile e também no novo trabalho tem côco de embolada, coco de Zambê, Bambelô, Boi, Ciranda, tudo misturado a arranjos para formação instrumental tradicional de orquestra carnavalesca. “Vamos realçar os instrumentos que fazem parte do contexto de cada ritmo, tudo adequado a uma sonoridade moderna, dançante e sofisticada”, comentou Bethoven.

Premiado no Edital de Economia Criativa do Sebrae em 2021, o “Frevo do Xico - Nossa Tradição” teve as gravações concluídas. Entraram em estúdio Chico Bethoven, Jubileu Filho, Alessandra do Trombone, Raissa do Trompete,  Amaro no Trompete,  Isaac na Tuba, Diego Medeiros na bateria, Andinho e Laerte Trombone. 

Também participaram da gravação Mônica, baixista do Ribeira Boêmia e os vocais de Alexandre Peter (Ginga com tapioca, composição de Chico Bethoven e Leão Neto, Kaká do Grafith na música “Pega Jaraguá”, parceria de Bethoven e Cleudo Freire. E Gilvan Aiquoc participa da música "Benzer".

O projeto ainda conta com parcerias de artistas e compositores que já dialogavam com vários ritmos regionais, como Khrystal Saraiva, Ivando Monte, Cleudo Freire, Leão Neto, Gilvan Aiquoq e Gilberto Cabral. Frevo do Xico -  Nossa tradição fica a cargo dos irmãos Beju, Chico Bethoven e Jubileu Filho que também assinam os arranjos do disco. Além das músicas originais, tem a regravação da música Praieira, de Othoniel Menezes, com arranjos do talentoso Luiz Carlos.

Confira as faixas: 

Frevo da Burrinha (Chico Bethoven e Jubileu Filho)

Ginga na Frevioca (Chico Bethoven e Leão Neto)

Coração Potiguara (Chico Bethoven e Ivando Monte)

Segure o Coco (Chico Bethoven e Khrystal)

Pega Jaraguá (Cleudo Freire e Chico Bethoven)

Zambê das Vogais (Chico Bethoven)

Onde tem Frevo tem Coco (Chico Bethoven e Gilvan Aiquoq)

Boi do Xico (Chico Bethoven e Jubileu Filho)

Tem uma regravação da música Praieira de Othoniel Menezes com arranjos do talentosíssimo Luiz Carlos e uma música do parceiro de uma vida, o maestro Gilberto Cabral.