Frevo Xico prepara disco e espetáculo voltado para pesquisa dos ritmos tradicionais
Agenda Cultural
A Orquestra se apresenta no Pranchão na Av. Itapetinga e lança o projeto Natal Feliz, inspirado na cultura popular, no dia 5 de dezembro
01 de dezembro de 2021
A Orquestra Frevo do Xico se prepara para colocar o bloco na rua e a contagem regressiva nasce a partir do projeto sonoro “Frevo do Xico - Nossa Tradição”. No próximo dia 05 de dezembro, a orquestra realiza um Desfile de Natal puxado pelo Pranchão na Av Itapetinga, zona Oeste de Natal. O desfile começa às 17h e apresenta personagens do folclore como o Jaraguá e a Burrinha, que irão compor oprojeto Natal Feliz que vai ser realizado em 2022. “O intuito desse evento é começar a divulgar os personagens natalinos inspirados na cultura do povo potiguar e apresentar a música do novo álbum”, comentou o músico, arranjador e produtor musical Chico Bethoven, criador da banda ao lado do irmão Jubileu Filho.
No desfile e também no novo trabalho tem côco de embolada, coco de Zambê, Bambelô, Boi, Ciranda, tudo misturado a arranjos para formação instrumental tradicional de orquestra carnavalesca. “Vamos realçar os instrumentos que fazem parte do contexto de cada ritmo, tudo adequado a uma sonoridade moderna, dançante e sofisticada”, comentou Bethoven.
Premiado no Edital de Economia Criativa do Sebrae em 2021, o “Frevo do Xico - Nossa Tradição” teve as gravações concluídas. Entraram em estúdio Chico Bethoven, Jubileu Filho, Alessandra do Trombone, Raissa do Trompete, Amaro no Trompete, Isaac na Tuba, Diego Medeiros na bateria, Andinho e Laerte Trombone.
Também participaram da gravação Mônica, baixista do Ribeira Boêmia e os vocais de Alexandre Peter (Ginga com tapioca, composição de Chico Bethoven e Leão Neto, Kaká do Grafith na música “Pega Jaraguá”, parceria de Bethoven e Cleudo Freire. E Gilvan Aiquoc participa da música "Benzer".
O projeto ainda conta com parcerias de artistas e compositores que já dialogavam com vários ritmos regionais, como Khrystal Saraiva, Ivando Monte, Cleudo Freire, Leão Neto, Gilvan Aiquoq e Gilberto Cabral. Frevo do Xico - Nossa tradição fica a cargo dos irmãos Beju, Chico Bethoven e Jubileu Filho que também assinam os arranjos do disco. Além das músicas originais, tem a regravação da música Praieira, de Othoniel Menezes, com arranjos do talentoso Luiz Carlos.
Confira as faixas:
Frevo da Burrinha (Chico Bethoven e Jubileu Filho)
Ginga na Frevioca (Chico Bethoven e Leão Neto)
Coração Potiguara (Chico Bethoven e Ivando Monte)
Segure o Coco (Chico Bethoven e Khrystal)
Pega Jaraguá (Cleudo Freire e Chico Bethoven)
Zambê das Vogais (Chico Bethoven)
Onde tem Frevo tem Coco (Chico Bethoven e Gilvan Aiquoq)
Boi do Xico (Chico Bethoven e Jubileu Filho)
Tem uma regravação da música Praieira de Othoniel Menezes com arranjos do talentosíssimo Luiz Carlos e uma música do parceiro de uma vida, o maestro Gilberto Cabral.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022