Chico Bethoven prepara disco e espetáculo unindo cultura popular e música de orquestra
Agenda Cultural
Disco de Chico Bethoven e Jubileu Filho mistura coco de embolada, zambê, cirandas e bois com orquestra carnavalesca
01 de outubro de 2021
Uma das mais famosas orquestras carnavalescas de Natal, a Frevo do Xico tem base na tradição centenária das bandas filarmônicas e retretas. Os irmãos Chico Bethoven e Jubileu Filho, filhos dessa essência musical, sonharam em incorporar à formação instrumental os ritmos da cultura popular. Agora o desejo vira realidade no projeto “Frevo do Xico - Nossa Tradição”, que inicia com gravações de um disco reunindo composições novas e um repertório autoral autêntico para o Carnaval de 2022. O projeto foi selecionado no Edital de Economia Criativa do Sebrae-RN e tem previsão de lançamento para 20 de novembro.
Frevo do Xico - Nossa tradição terá côco de embolada, coco de Zambê, Bambelô, Boi, Frevo, Ciranda, tudo misturado a arranjos para formação instrumental tradicional de orquestra carnavalesca. “Vamos realçar os instrumentos que fazem parte do contexto de cada ritmo, tudo adequado a uma sonoridade moderna, dançante e sofisticada”, comentou Chico Bethoven.
O projeto conta com parcerias de artistas e compositores que já dialogavam com vários ritmos regionais, como Khrystal Saraiva, Ivando Monte, Cleudo Freire, Leão Neto, Gilvan Aiquoq e Gilberto Cabral. Frevo do Xico - Nossa tradição fica a cargo dos irmãos Beju, Chico Bethoven e Jubileu Filho que também assinam a faixa "Frevo da Burrinha" e os arranjos do disco. “Tem uma regravação da música Praieira de Othoniel Menezes com arranjos do talentosíssimo Luiz Carlos e uma música do parceiro de uma vida, o maestro Gilberto Cabral”, comentou o maestro.
O disco é também o pontapé para construção de um musical com o mesmo título que vislumbra acontecer em 2022. Além das músicas originais, a regravação da música Praieira, de Othoniel Menezes, tem arranjos do talentoso Luiz Carlos e do maestro Gilberto Cabral.
Tantos carnavais
O Frevo do Xico foi formado em 2012 para atuar no carnaval de Natal e grande Natal. Desde de então puxa o desfile dos principais blocos da cidade, como o Cadê Xoxó, Se Parar Eu Caio, Banda da Praia, Poetas Carecas e Lobisomens, Banda do Siri, Petrópolis Folia, Baiacu na Vara e muitos outros. Também participa do carnaval de Parnamirim, da Praia de Pirangi. Em 2018 lançou o primeiro disco intitulado Frevo do Xico Carnaval Potiguar com financiamento do edital de economia criativa do Sebrae e no início deste ano o EP Frevo do Xico Carnaval da Redinha, através da Lei Aldir Blanc, ambos disponíveis nas plataformas digitais.
No carnaval de 2020 o Frevo do Xico foi escolhido pela quarta vez a melhor orquestra do nosso carnaval pelo Prêmio Dosinho. Durante a Pandemia, o Frevo do Xico participou do carnaval virtual da prefeitura do Natal e também do Festival Natal Instrumental promovido pela DoSol. Frevo do Xico já tem algumas propostas de apresentações para o carnaval 2022, também conta com a estrutura da Beju Produções que tem um pranchão que estreou no carnaval de 2020 e espera retornar as atividades no próximo carnaval.
Confira as faixas
Frevo da Burrinha (Chico Bethoven e Jubileu Filho)
Ginga na Frevioca (Chico Bethoven e Leão Neto)
Coração Potiguara (Chico Bethoven e Ivando Monte)
Segure o Coco (Chico Bethoven e Khrystal)
Pega Jaraguá (Cleudo Freire e Chico Bethoven)
Zambê das Vogais (Chico Bethoven)
Onde tem Frevo tem Coco (Chico Bethoven e Gilvan Aiquoq)
Boi do Xico (Chico Bethoven e Jubileu Filho)
Regravação: Praieira, de Othoniel Menezes, com arranjos de Luiz Carlos
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022