Chico Bethoven prepara disco e espetáculo unindo cultura popular e música de orquestra

Agenda Cultural

 ‘Frevo do Xico - Nossa Tradição’ incorpora ritmos da cultura popular em arranjos para orquestra

Disco de Chico Bethoven e Jubileu Filho mistura coco de embolada, zambê, cirandas e bois com orquestra carnavalesca

01 de outubro de 2021

Uma das mais famosas orquestras carnavalescas de Natal, a Frevo do Xico tem base na tradição centenária das bandas filarmônicas e retretas. Os irmãos Chico Bethoven e Jubileu Filho, filhos dessa essência musical, sonharam em incorporar à formação instrumental os ritmos da cultura popular. Agora o desejo vira realidade no  projeto “Frevo do Xico - Nossa Tradição”, que inicia com gravações de um disco reunindo composições novas e um repertório autoral autêntico para o Carnaval de 2022. O projeto foi selecionado no Edital de Economia Criativa do Sebrae-RN e tem previsão de lançamento para 20 de novembro.

Frevo do Xico -  Nossa tradição terá côco de embolada, coco de Zambê, Bambelô, Boi, Frevo, Ciranda, tudo misturado a arranjos para formação instrumental tradicional de orquestra carnavalesca. “Vamos realçar os instrumentos que fazem parte do contexto de cada ritmo, tudo adequado a uma sonoridade moderna, dançante e sofisticada”, comentou Chico Bethoven.

O projeto conta com parcerias de artistas e compositores que já dialogavam com vários ritmos regionais, como Khrystal Saraiva, Ivando Monte, Cleudo Freire, Leão Neto, Gilvan Aiquoq e Gilberto Cabral. Frevo do Xico -  Nossa tradição fica a cargo dos irmãos Beju, Chico Bethoven e Jubileu Filho que também assinam a faixa "Frevo da Burrinha" e os arranjos do disco. “Tem uma regravação da música Praieira de Othoniel Menezes com arranjos do talentosíssimo Luiz Carlos e uma música do parceiro de uma vida, o maestro Gilberto Cabral”, comentou o maestro.

O disco é também o pontapé para construção de um musical com o mesmo título que vislumbra acontecer em 2022. Além das músicas originais, a regravação da música Praieira, de Othoniel Menezes, tem arranjos do talentoso Luiz Carlos e do maestro Gilberto Cabral.

Tantos carnavais

O Frevo do Xico foi formado em 2012 para atuar no carnaval de Natal e grande Natal. Desde de então puxa o desfile dos  principais blocos da cidade, como o Cadê Xoxó, Se Parar Eu Caio, Banda da Praia, Poetas Carecas e Lobisomens, Banda do Siri, Petrópolis Folia, Baiacu na Vara e muitos outros. Também participa do carnaval de Parnamirim, da Praia de Pirangi. Em 2018 lançou o primeiro disco intitulado Frevo do Xico Carnaval Potiguar com financiamento do edital de economia criativa do Sebrae e no início deste ano o EP Frevo do Xico Carnaval da Redinha, através da Lei Aldir Blanc, ambos disponíveis nas plataformas digitais.

No carnaval de 2020 o Frevo do Xico foi escolhido pela quarta vez a melhor orquestra do nosso carnaval pelo Prêmio Dosinho. Durante a Pandemia, o Frevo do Xico participou do carnaval virtual da prefeitura do Natal e também do Festival Natal Instrumental promovido pela DoSol.  Frevo do Xico já tem algumas propostas de apresentações para o carnaval 2022, também conta com  a estrutura da Beju Produções que tem um pranchão que estreou no carnaval de 2020 e espera retornar as atividades no próximo carnaval.

Confira as faixas

Frevo da Burrinha (Chico Bethoven e Jubileu Filho)

Ginga na Frevioca (Chico Bethoven e Leão Neto)

Coração Potiguara (Chico Bethoven e Ivando Monte)

Segure o Coco (Chico Bethoven e Khrystal)

Pega Jaraguá (Cleudo Freire e Chico Bethoven)

Zambê das Vogais (Chico Bethoven)

Onde tem Frevo tem Coco (Chico Bethoven e Gilvan Aiquoq)

Boi do Xico (Chico Bethoven e Jubileu Filho)

Regravação: Praieira, de Othoniel Menezes, com arranjos de Luiz Carlos