A produtora chilena Caroline Pavez fará um passeio pela cinematografia andina

Agenda Cultural

Goiamum Audiovisual lança oficina voltada para educação na área de cinema

Inscrições para a oficina “Cinema e Educação - Movimentos sociais, um olhar para a América Latina em seus processos e suas imagens” segue até 31

26 de julho de 2021

A educação é uma das questões que desafiam a agenda do mundo atual, sobretudo no contexto da crise pandêmica. O cenário fez do audiovisual um  veículo poderoso de transmissão de conhecimento. Por isso, um dos eixos em destaque na 10ª edição do Festival Goiamum Audiovisual será a educação. O festival acontece entre 16 a 20 de agosto, no formato virtual, com programação de mostras exibidas pela plataforma Embaúba Play https://embaubaplay.com/

Com uma mostra, uma oficina e um debate, a programação do eixo “Cinema É Educação” abre o diálogo com o público em geral e principalmente com professores do ensino fundamental e médio das disciplinas de Português, História, Filosofia, Sociologia, Geografia, entre outras. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de cineclubes escolares, bem como fortalecer o uso do cinema como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem e estimular a reflexão crítica em sala de aula. 

Na programação inclui-se o bate-papo “Cinema e Território: Um Passeio pela América Andina e Patagônia”, dia  17 de agosto, às 20h, pelo canal do Youtube. Neste bate-papo, a gestora e produtora audiovisual radicada em Punta Arenas (Chile), Caroline Pavez, faz um passeio pela cinematografia da américa andina através de três obras contemporâneas Casimira (2020), Harley Queen (2019) e El Corral y el Viento (2014). Essas obras, como parte das “nuevas miradas”, ou os novos olhares, apontam para a produção de novas imagens locais, revelando histórias e territórios de uma américa ainda pouco conhecida.  

Desse eixo, somente a oficina “Cinema e Educação - Movimentos sociais, um olhar para a América Latina em seus processos e suas imagens” será direcionada exclusivamente para professores e estudantes de licenciatura. As inscrições para educadores estão abertas até dia 31 de julho por meio virtual. AQUI

Caroline Pavez Torrealba, do Chile, produtora audiovisual do Festival de Cinema do Polo Sul da América Latina e especialista em cinema latino americano. A produtora, que também participa do debate e ministra a oficina, atua também na indústria cinematográfica chilena. Entre seus trabalhos, estão inclusos os longas-metragens "Taxi para tres", "Gente mala del Norte", "Patagonia de los Sueños", en diversas séries de televisão nas áreas de ficção, documentária e infantil, da quais "Prófugos" realizada para HBO, "Frutos del País" para TVN, e o programa infantil "Ojo Piojo, no dejes de soñar”, selecionado para concorrer ao prêmio APES 2008 pela associação de jornalismo cultural do Chile. 

Na mediação do debate estará a realizadora audiovisual Ariane Mondo, fundadora da Jatobá Filmes, de Natal/RN. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se especializou em direção de documentários em Cuba, na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (EICTV) e na Filmakademie Baden-Württemberg, Alemanha. De 2012 a 2015 atuou no projeto Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz e nesse período participou da equipe de oficinas pedagógicas para professores da educação básica de todo o país, oferecendo instrumentos de reflexão sobre o uso da linguagem audiovisual em sala de aula.

Edição 10

O Goiamum Audiovisual existe há 14 anos e realizou 9 edições. Nesta décima edição, o Festival está dividido em três programas: “Cinema é Potiguar”, “Cinema é Educação” e “Cinema é Política”. Entre as atividades que compõem o Programa Cinema é Potiguar está a mostra “Curta Goiamum Especial”, com filmes potiguares premiados na Mostra Competitiva Curta Goiamum ao longo das seis edições anteriores; a mostra “Panorama Potiguar”, trazendo filmes convidados e premiados realizados entre julho de 2018 a julho de  2021. E a mostra "Dilemas do Presente: um olhar sobre a pandemia" com filmes realizados no período da pandemia do covid-19 e trazem o olhar sobre o período de forte impacto em todo o mundo. 

 

O Goiamum Audiovisual é realizado pela Casa de Produção e conta com patrocínios da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura,  Ministério do Turismo e Governo Federal, conta com a parceria da Embaúba Play, apoio do Hotel Pipa Atlântico, Maracajaú Diver, Pajé Culinária, Albergue da Jangada, Gostoso Kite Surf  e realização da Casa de Produção. 

 

SERVIÇO

Inscrições para o eixo “Cinema é Educação”. Oficina “Cinema e Educação - Movimentos sociais, um olhar para a América Latina em seus processos e suas imagens” . Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdL9qXPlZbfx_kwL-tFNshQoknPJ6_-XOV7y55Y-p40Y5MFfg/viewform

 

Programação 

MOSTRA 

UM OLHAR PARA AMÉRICA LATINA E SUAS CULTURAS

De 16 a 30 de agosto | www.embaubaplay.com 

Curadoria: Caroline Pavez 

CASIMIRA (Chile) 

Dir: Carolina Fuentealba  

Ficção | 2020

23 minutos

Trailer: https://vimeo.com/383150771

Em uma pequena casa, no meio da imponente Patagônia, mora Casimira (80), uma velha de aparência amável que passa seus dias no meio das diferentes tarefas do campo. O seu quotidiano torna-se difícil, por isso deve pedir ajuda em algumas tarefas, mas apesar de tudo manterá a sua independência com convicção e começará com um último desafio.

HARLEY QUEEN (Chile) 

Dir: Carolina Adriazola e José Luis Sepúlveda 

Documentário | 2019

100 minutos 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=x5hAezUjnx0

Uma mulher anseia por encontrar sua identidade através de seu personagem: supervilão, dançarino e mãe, no setor de Bajos de Mena, ou o que eles chamam de “o maior gueto do Chile”, em Puente Alto, em Santiago.

 

EL CORRAL Y EL VIENTO (Bolívia) 

Dir: Miguel Hilari

Documentário | 2014 

55 minutos

 

Em outras épocas, os primeiros homens saíram das águas do Lago Titicaca. Mais tarde, meu avô foi preso em um curral por querer aprender a ler e escrever. Hoje meu tio mora sozinho, pois seus filhos foram para a cidade. As crianças aprendem espanhol sob os olhos de Pitágoras. Um retrato de Santiago de Okola, a cidade do meu pai.

 

 Oficina

CINEMA EM SALA DE AULA: UM OLHAR PARA AMÉRICA LATINA, MOVIMENTOS SOCIAIS, PROCESSOS E IMAGENS

Dias 18 e 19/08 | 15h | Google Meet

 

Ministrante: Caroline Pavez

Duas sessões de 3h 

Participantes: 20 vagas

Inscrições AQUI

 

Bate-Papo: 

“Cinema e Território: Um Passeio pela América Andina e Patagônia”, dia  17 de agosto, às 20h, pelo canal do Youtube.