Fundação José Augusto é órgão responsável pela gestão dos recursos da Lei Aldir Blanc no Estado
Agenda Cultural
Por outro lado, mais de 100 municípios ainda não cadastraram nenhum plano de ação na plataforma + Brasil. Caicó é uma dessas cidades
31 de agosto de 2020
O Estado do Rio Grande do Norte já conta com plano de ação autorizado pelo Ministério do Turismo. A parcela única do repasse proveniente da Lei Aldir Blanc será de R$ 32.128.654,90, de acordo com dados disponibilizados pela Plataforma +Brasil, mecanismo de repasse dos recursos pelo governo federal aos entes federados.
De acordo com o plano de ação, os recursos serão destinados aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, além da publicação de editais. Entratanto, a Fundação José Augusto, órgão responsável pela gestão dos recursos, não detalhou publicamente seu plano de ação por setores ou quais valores serão destinados as respectivas categorias.
Para não ocorrer o chamado sombreamento de editais, ou seja, a repetição de categorias beneficiadas, os municípios ainda deverão submenter ao Estado suas propostas de editais para que a Fundação decida em quais áreas deverá aplicar os recursos. Algumas cidades já estão com destinação certa e editais elaborados, mas aguardam a definição do Estado.
Mais de 70% ainda não se cadastrou na plataforma
Enquanto há municípios com plano de ação aprovado e data para receber o auxílio emergencial, outras cidades sequer se cadastraram na plataforma +Brasil. Os entes já formalizados receberão a parcela única dia 11 de setembro. Estão na lista de aprovados Natal, no valor de aproximadamente R$ 6 milhões, Nísia Floresta, Francisco Dantas e São Gonçalo do Amarante.
Um levantamento feito por este portal na manhã desta segunda-feira na Plataforma + Brasil aponta um dado preocupante. Dos 167 municípios do RN, 118 ainda estão sem nenhum plano de ação cadastrado. Significa que 71% das cidades ainda não sinalizaram qualquer acesso para solicitar os recursos da Lei Aldir Blanc., que vale lembrar tem prazo curto para ser pleiteado.
Dentre as grandes cidades de médio e grande porte em elaboração estão Currais Novos, Mossoró e Parnamirim, já Caicó ainda não se cadastrou.
Vale lembrar que o Rio Grande do Norte deverá receber ao todo 59 milhões da Lei Aldir Blanc, sendo 32 milhões para o Governo do Estado e 27 milhões para os municípios, percentualmente de acordo com população e IDH. Esse montante, entretanto, tem prazo para ser utilizado, até 31 de dezembro, senão terá de ser devolvido para a União.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022