Biblioteca Câmara Cascudo terá obras complementares retomadas. Foto: Agora RN

Reportagens

Governo garante recursos para subestação de energia da Biblioteca Câmara Cascudo

Governadora assina ordem de serviço para obra complementar que vai permitir reabertura da BPCC, fechada desde 2012

23 de maio de 2021

A governadora Fátima Bezerra assinou na última sexta-feira (21) a ordem de serviço das obras complementares ao restauro da Biblioteca Câmara Cascudo e do Memorial Câmara Cascudo. Com os recursos de R$ 357 mil serão realizadas obras necessárias ao funcionamento dos equipamentos, entre as quais climatização, acessibilidade, combate a incêndio e implementação de subestação de energia, esta última fundamental para o funcionamento da Biblioteca Estadual, que está fechada desde 2012. O valor foi viabilizado pelo Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Estado do Turismo (SETUR-RN), via empréstimo junto ao Banco Mundial.

De acordo com informações do Governo do Estado, a gestão passada fez as obras de restauração e chegou a entregar os prédios, mas com essas pendências, que impediam o funcionamento desses dois equipamentos culturais tão importantes. “É inaceitável uma biblioteca desse porte estar fechada. Vamos habilitá-la para que a sociedade possa voltar a desfrutar desse bem”, disse a governadora, na assinatura.

Segundo o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, os projetos arquitetônicos e complementares foram orçados novamente para ocorrer a licitação. A empresa executora do serviço, a WM Empreendimentos e Construções Eireli Epp, terá cinco meses para finalizar o trabalho.                   

BPCC

A Biblioteca Pública Câmara Cascudo foi criada em 08 de abril de 1963 junto à FJA e inaugurada em 1969 sob a gestão de Zila Mamede. Em 1970, foi doado o prédio que sedia a Biblioteca, na Rua Potengi, em Petrópolis.

Seu acervo conta com mais de 100 mil exemplares dentre livros, revistas, jornais, DVDs, fitas VHS e cassete, e uma hemeroteca com recortes de cerca de 200 assuntos, além da biblioteca específica da literatura potiguar, com vários títulos de Câmara Cascudo. Os arquivos estão armazenados no prédio da Cidade da Criança,  à espera de serem realocados ao seu local de origem. 

O desafio após a conclusão da obra será a definição da equipe de bibliotecários para atuar na BCC e, principalmente, a atualização do acervo, após mais de uma década sem qualquer aquisição de obras  da literatura brasileira e mundial.

Fechada desde 2012, teve seu projeto de restruturação retomado em agosto de 2017, por meio dos recursos do Governo Cidadão, após complicações no contrato das obras anteriores.

Memorial

Já o Memorial Câmara Cascudo também necessita de uma requalificação do espaço. O prédio é datado de 1875, construído para sediar a delegacia local do Ministério da Fazenda e, a partir de 1955, o Quartel General do Exército. Em 1987, foi incorporado pelo Governo do Estado e transformado em Memorial Câmara Cascudo. Abrigou, então, a biblioteca, cartas, coleções de arte popular e outros objetos e documentos de Luís da Câmara Cascudo, o principal intelectual potiguar.

Com a criação do Instituto Ludovicus pela família do escritor, o acervo foi removido do Memorial, mas ainda há material sobre a vida e a obra de Cascudo no local. O prédio integra o chamado Corredor Cultural de Natal, composto por ruas e edifícios de significado histórico nos bairros da Ribeira e da Cidade Alta.

Linha do tempo: Entenda por que a Biblioteca Câmara Cascudo está fechada há 10 anos

2010 - Projeto de reforma é enviado ao Ministério da Cultura

2012 – BPCC é fechada e seu acervo embalado e transferido para Solar João Galvão

2013 – Obras de reforma e modernização são iniciadas e equipamentos são adquiridos

2014  - Segunda etapa da obra é interrompida por divergências no projeto e convênio com o MinC

2017 – A FJA retoma obras com recursos do Governo Cidadão, via empréstimo do Banco Mundial

2018 – Prédio da BPCC é entregue, mas sem projeto completo e estrutura para funcionamento.

2019 – Biblioteca permanece fechada: faltam a subestação de energia, acessibilidade e instalação dos Equipamentos de climatização

2021 – Assinada ordem de serviço para complemento e conclusão da obra