Fortaleza dos Reis Magos reabre em agosto e terá documentário. Foto: Carito Cavalcanti
Reportagens
Com mais de 80% das obras de restauração concluídas, a Fortaleza dos Reis Magos está em contagem regressiva para a reabertura
14 de junho de 2021
Com mais de 80% das obras de restauração concluídas, a Fortaleza dos Reis Magos está em contagem regressiva para a reabertura em agosto. A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto, ao lado do secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro, fizeram uma visita de inspeção à Fortaleza dos Reis Magos na manhã desta segunda-feira (14).
Acompanhados da secretária estadual de Turismo, Ana Maria Costa, e do diretor da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, eles avaliaram a execução das obras e segundo a chefe do executivo estadual, há um reforço para que seja entregue no final do mês de agosto de 2021: “Estamos na fase de conclusão desta obra que é o marco inicial da fundação da cidade, que é a memória histórica de Natal e do Rio Grande do Norte”, disse Fátima Bezerra.
Fortaleza dos Reis Magos é o monumento mais importante e mais antigo da fundação da cidade. Foto: Elisa Elsie
Com o investimento de R$ 4,7 milhões por meio do Governo Cidadão, Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Fundação José Augusto (FJA), via recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, o Governo do Estado restaurou estruturas essenciais — piso, teto e acessibilidade, com a colocação de corrimãos nas escadarias e readequação das salas de exposição e lojas de souvenires —, além da readequação da passarela de acesso. Atualmente, falta apenas a implementação de dois cabos de energia que farão a ligação da rede elétrica da edificação.
Fechado em 2018 para reformas, a Fortaleza passou por intervenções e prospecções em diferentes governos, além da paralisação de obras desde 2012, deixando o local com ares de canteiro de obras. Para concluir, a PS Engenharia LTDA, que é responsável pela obra, solicitou aditivo de prazo, devido à dificuldade – desencadeada pela pandemia – de encontrar no mercado o tipo de cabo específico para a finalização da rede elétrica. O Tribunal de Contas do Estado (TCE RN), que acompanha a obra, concedeu mais três meses para a sua conclusão.
“Estamos na iminência de entregar uma das mais importantes e simbólicas edificações da área de nosso Estado, a exemplo de outras que já foram entregues, como a Escola de Dança e o Espaço Cultural João Paulo II. Isso mostra o comprometimento da governadora com a história, com a cultura norte-rio-grandense”, disse Crispiniano Neto, que lembrou: “Também entregaremos, em breve, o TAM, a Pinacoteca e a Biblioteca Câmara Cascudo”.
DOCUMENTÁRIO
Os realizadores audiovisuais Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna estão produzindo um documentário que traça o recorte histórico da Fortaleza dos Reis Magos. O curta documental encerrou a etapa de captação de imagens e entrou na fase de edição. A foto que ilustra o texto traz uma das cenas captadas pelo diretor Carito, durante o amanhecer na praia do Forte. “O curta faz um recorte da história do forte a partir de sua restauração, que está em finalização. Começamos a filmar já faz um certo tempo e estamos bem empolgados”, disse.
FORTALEZA DOS REIS MAGOS
A edificação militar histórica foi o marco inicial de Natal, fundada em 25 de dezembro de 1599, destacando-se ao lado direito da barra do rio Potengi — hoje próximo à Ponte Newton Navarro. O equipamento recebeu este nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.
Tombado em 1949, o Forte esteve sob administração da Fundação José Augusto até 2013, quando passou para as mãos do IPHAN. A última obra de recuperação da fortaleza foi feita há mais de 15 anos.
Em maio de 2017, o Forte retornou à gestão do Governo com uma cessão inicial de 20 anos, após quatro anos sob a administração do IPHAN. A condição em que o prédio foi entregue obrigou o início do processo de restauração.
O monumento foi candidato ao título de Patrimônio Mundial da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. Sua escolha depende de uma série de fatores, como funcionamento e sustentabilidade do patrimônio.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022