Obra de restauração tem documentação fotográfica de Pablo Pinheiro

Agenda Cultural

Governo publica edital de licitação da caixa cênica do TAM

A caixa cênica é a estrutura construída para abrigar o palco e seus equipamentos de som e iluminação

16 de agosto de 2020

O Governo do Estado publicou no sábado (15) edital para licitação da caixa cênica do Teatro Alberto Maranhão (TAM). O equipamento é fundamental para o funcionamento do teatro, mas a estrutura não havia sido incluída no projeto original da obra de restauração. O valor da obra da caixa cênica está estimado em R$ 2,38 milhões e tem cronograma previsto de cinco meses. O edital está disponível no Diário Oficial do Estado e também no site www.governocidadao.rn.gov.br. 

A caixa cênica é a estrutura construída para abrigar o palco e seus equipamentos de som e iluminação. No caso do palco italiano do TAM, compreende a boca de cena, equipamento aéreo , sistema de piso, varanda, proscênio e também urdimento necessário para diversos formatos de espetáculo, como dança, teatro, ópera e música. 

“Sabemos da importância que o Teatro Alberto Maranhão tem para a cultura e história do povo potiguar, e, cientes, da necessidade da reforma da caixa cênica para o adequado funcionamento da casa, unimos esforços para conseguir recursos e autorizar a obra”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Para as obras de restauro e recuperação do TAM foram investidos R$ 9,6 milhões em obras e equipamentos, com recursos do Banco Mundial.

Ensaio fotográfico
Enquanto a obra do Teatro Alberto Maranhão avança, o fotógrafo Pablo Pinheiro documenta, de forma poética, o elemento humano no processo de restauro da mais antiga casa de espetáculos do Rio Grande do Norte. As imagens podem ser vistas no Instagram @diariodebordotam, onde o fotógrafo documenta as imagens da obra. A foto acima mostra funcionários da construtora no local onde ficará a caixa cênica.

Pablo Pinheiro destaca que criou um diário de bordo do TAM para  mostrar fundamentalmente pessoas que contribuíram para a memória do teatro e que não mais aparecerão depois que a obra estiver pronta. “É o registro de seres humanos que serão esquecidos em seus fazeres, mas  que serão evidenciados dentro de um elemento de memória”, complementa.