Abertura reuniu público de diferentes linguagens. Foto Canindé Soares
É Típico!
Coletiva completa dez anos e reúne artistas de Natal e Pernambuco, na galeria Newton Navarro
20 de novembro de 2023
A maior exposição coletiva de arte urbana da cidade do Natal, a Graffiti Expo Natal teve um grande debut na semana passada, ao celebrar 10 anos em atividade. A programação reúne artistas de Natal e Pernambuco e segue aberta para visitação até o dia 4 de dezembro na Galeria Newton Navarro, sede da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte) com entrada gratuita.
A Graffiti Expo Natal propõe a inspiração em linguagens artísticas que transitam pela cultura popular, como a xilogravura, a tradição dos cordeis com o grafite, expressão urbana e transgressora, fazendo encontro um imaginário da madeira ao spray, dos impressos aos muros, do sertão às grandes cidades.
Para o Secretário Municipal de Cultura, Dácio Galvão, o projeto é uma importante iniciativa e merece ser celebrado. “A Graffiti Expo Natal tem sido há 10 anos um fortalecimento das linguagens urbanas. Ao unir esses artistas ao cordel e à xilogravura, atingimos outro patamar destacando o que temos de melhor em nossa cidade: a cultura potiguar”.
Participam do evento os artistas visuais:Blue, Click, Conde, Dark, Dote, Enaz, Erva Doce, FB Osmo, Flip, Gato preto, Gil, Gis, Led,Lut, M Souto, Nescau, Onirismo, Oxente, Primo, Sam, Stomp, Val, Xipag, Werneck e Yas. Entre os convidados estão: Abaeté do Cordel, Borges, Erick Lima, Estação do Cordel (acervo), Evan, Felipe Bezerra, Neura, Pedro Balduino, Rafa Santos (Pipa), Sou Púrpura, Veio Art (PE). A maioria das obras continuam disponíveis para aquisição no formato leilão, a partir de um lance mínimo estipulado pelos próprios artistas.
“Celebrar 10 anos da Graffiti Expo Natal proporcionando esse diálogo entre a arte urbana, a xilogravura e o cordel é fortalecer e desafiar o potencial criativo de cada participante. Pela primeira vez realizamos leilão das obras e mais de 30 foram vendidas. Isso mostra que o resultado foi positivo para público e os artistas ”, declara Marcelo Veni, produtor e idealizador da exposição coletiva.
Homenagens
A exposição propôs três homenagens a artistas do Graffiti, Breaking e Ação Social. Homenageada por sua atuação no Graffiti, Clara Félix é artista visual autodidata que atua há 5 anos, e já participou de intervenções artísticas no Beco da Lama, Espaço Cultural Ruy Pereira e Escadaria de Mãe Luiza em Natal/RN. É também idealizadora do Projeto LIBERD'ARTE PARA ELAS, voltado para mulheres detentas do sistema prisional.
Ao receber o reconhecimento, Clara dedicou à todas as mulheres. ‘Esse reconhecimento não é só sobre o meu trabalho, é também sobre todas as mulheres que me inspiram e incentivam a ir mais longe’.
Vaniele Marcolino, artista do breaking, e o B-boy Kamal também foram agraciados na noite pelos trabalhos sociais que desenvolvem em suas comunidades aproximando crianças e jovens da cultura hip-hop.
Conhecida também como b-girl Vanny, Vaniele fez parte do projeto social “Motivar” localizado na Vila de Ponta Negra, que consiste numa ONG que utiliza ferramentas sócio educacionais como uma proposta de transformação social, e atende crianças e jovens. Hoje, ela organiza o evento “Batalha do Morro” na comunidade de Mãe Luiza e realiza diversos trabalhos sociais, incluindo aulas de breaking em colégios públicos. Recentemente entrou para o curso de licenciatura em dança.
Já Kamal é coordenador executivo do ABC HIP-HOP KIDS, um projeto filantrópico sem fins lucrativos que dá assistência a 20 crianças e suas respectivas famílias. O projeto trabalha com a cultura Hip-Hop e as danças urbanas no Jardim Progresso.
A noite contou ainda com performances livres de B.boys, B.girls e dos Djs LS e Evan. No palco Flow de Cria, Vic Kabulosa, Batalha da Galeria (Nanduzz, Frizzy e W6), Breno Slick, Ale Du Black e Leozinho do B.A, que receberam participações especiais de Ravia, Amém Ore, Anjoos, Vinicius Pertubardo e Lucas Rharo.
A novidade de 2023, o desfile Street Fashion Expo, mostrou que veio pra ficar e promete ser potencializado na próxima edição. As marcas One Customs, SoulVandal e Vanessa Decora atraíram os olhares e aplausos do público presente .
O artista pernambucano Shell Osmo trouxe a técnica de pintura corporal, body painting, para performances com dois modelos convidados. O grafiteiro e tatuador Werneck apresentou ao vivo a técnica de Xilo Tattoo. O artista e Xilógrafo Erick Lima fez demonstração do uso das matrizes de xilogravura (bases de madeira) e o resultado artístico de cada uma. Dona Militana foi uma das personagens utilizadas por ele.
Sobre a Graffiti Expo Natal
A exposição coletiva reúne desde 2013 dezenas de artistas visuais da cidade e apresenta seus trabalhos dentro de uma galeria de arte, mas sem perder a essência das ruas. MC 's, DJs e as performances de B-boys e B-girls conectam ambientes e proporcionam um importante momento para jovens artistas e para o público.
A 9ª Edição do Graffiti Expo Natal conta com apoio cultural da Prefeitura do Natal, Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) através do Edital da Economia Criativa 2023 e Pito Azul Graffiti Shop Natal RN. Realização da MV Projetos Criativos.;
SERVIÇO:
9ª Edição Graffiti Expo Natal
Local: Capitania das Artes- Câmara Cascudo, 434 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-280
Dia: Até 04 de dezembro
Horário de visitação: 8h às 14h de segunda a sexta-feira
Entrada gratuita
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022