"A Invenção do Nordeste" terá exibição online com ingressos baratinhos. Exibição será dias 26 e 27

Agenda Cultural

Grupo Carmin celebra 14 anos com oficina e exibição de A Invenção do Nordeste

Grupo de teatro potiguar é premiado nacionalmente e se reinventa com a pandemia

21 de abril de 2021

O Grupo Carmin completa este mês 14 anos de trajetória. Em 2020, durante a pandemia, o grupo vislumbrava temporadas e a estreia de um novo espetáculo. De lá para cá, reinvenção foi a palavra que definiu a caminhada até aqui e para comemorar o grupo realizará duas ações online.

A primeira delas é a oficina "Cena, Câmera, Atuação: Teatro na pandemia", que será conduzida por Mateus Cardoso, integrante do grupo. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 23 de abril, sexta-feira. As aulas acontecerão nos dias 26 e 27 de abril das 19h às 21h30.

Na oficina, Mateus trabalhará os conceitos da Dramaturgia Audiovisual, desenvolvida pelo grupo, de forma teórica e prática. Serão discutidas as funções narrativas do audiovisual em cena e também técnicas desenvolvidas nas montagens e adaptações das obras do Grupo Carmin para o ambiente virtual.

"A Invenção" online

Também acontece a estreia da versão online da premiada peça "A Invenção do Nordeste". A peça será exibida gratuitamente em sessão única no dia 28 de abril às 20h no canal do youtube.com/grupocarmin. O conteúdo não ficará disponível após a exibição. Baseada no livro “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”, do historiador  Durval Muniz de Albuquerque Júnior, a peça conta a história de um diretor contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem também nordestino.

Em cena, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para a última fase de seleção. Durante a preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.

Essas ações são realizadas com recursos do Edital de Fomento à Cultura 2019, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto. Entretanto, produzir conteúdo audiovisual de qualidade tem um custo significativo e os recursos do Edital não foram suficientes, desta forma o grupo abre uma vaquinha virtual e conta com a colaboração de todos. O valor sugerido é de R$14, alusivo aos 14 anos do Grupo Carmin.