Nos dias 09 e 10 de abril Jacy será apresentada para o público potiguar. Foto: Daniel Torres

Agenda Cultural

Grupo Carmin comemora 15 anos com sessões de Jacy na Casa da Ribeira

Jacy revela a história real de uma mulher de noventa anos cujos pertences, resgatados do lixo, ajudam a remontar suas memórias

28 de março de 2022

O Grupo Carmin, em abril deste ano, comemora seus 15 anos e realizará apresentações da sua peça de maior circulação: “Jacy”. As sessões ocorrerão em Natal sempre às 20h, na Casa da Ribeira, nos dias 09 e 10 de abril. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.

A peça, que já foi apresentada em 21 estados brasileiros, cativa o público por revelar a História real de uma mulher de noventa anos cujos pertences foram encontrados por Henrique Fontes, dentro de uma frasqueira, abandonada no lixo, em plena Avenida Prudente de Morais, em Natal/RN.

Em uma hora de espetáculo, a plateia acompanha a vida extraordinária dessa mulher aparentemente comum, que nasceu em um engenho de cana-de-açúcar, em Ceará-Mirim, atravessou a 2ª Guerra mundial em Natal, a ditadura no Brasil, enquanto morava no Rio de Janeiro, viveu um amor estrangeiro e foi testemunha ocular do submundo da política no Rio Grande do Norte.

Com textos dos filósofos Pablo Capistrano e Iracema Macedo, e dramaturgia de Henrique Fontes e Pablo Capistrano,“Jacy” revela fatos que muitas vezes ignoramos sobre o abandono dos idosos, a política oligárquica e o crescimento desenfreado das cidades brasileiras.

“Jacy trata de uma vida particular que ecoa temas universais. Ela toca as pessoas por diferentes meios. Temas como a guerra, a ditadura, o abandono de idosos estão, infelizmente, cada vez mais atuais.”, disse Quitéria Kelly, fundadora do Grupo Carmin , diretora da peça “A Invenção do Nordeste” e atriz que divide a cena com Henrique, em Jacy.

Fundado em 2007, em Natal, Rio Grande do Norte, o Grupo Carmin consolida, em 2022, uma trajetória de 15 anos de pesquisa, luta e conquistas de um Grupo de Teatro independente que decidiu construir sua carreira criando dramaturgias originais e investigando linguagens teatrais.

Desde “Jacy”, sua peça mais apresentada, o Carmin vem se dedicando à pesquisa em Teatro documental e Auto-ficção. Toda essa dedicação rendeu ao Grupo, entre outros, o 31° Prêmio Shell de melhor dramaturgia em 2019 pela peça “A Invenção do Nordeste.”

Apesar de “A Invenção do Nordeste” ser a peça mais premiada do Grupo, “Jacy” foi a que mais circulou pelo Brasil e parece se manter atual mesmo hoje, quase 10 anos após sua estreia em 2013. Depois das apresentações na Casa da Ribeira, em Natal, “Jacy” fará temporada às segundas e terças, entre os dias 18 de Abril e 24 de maio, às 19h no Teatro FIRJAN-SESI, no Centro do Rio de Janeiro. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo sympla.

 

Serviço:

15 anos Carmin com Jacy (em Natal) - dias 09 e 10/04/22 às 20h na Casa da Ribeira. Ingressos pelo sympla.com/teatrocarmin.jacy (no Rio de Janeiro) - De 18/04 a 24/05/22 às 19h no Teatro FIRJAN-SESI Centro (Av. Graça Aranha, 1, Centro, Rio de Janeiro). Ingressos por (21) 2563-4163 ou pelo https://bileto.sympla.com.br/event/72355/d/132177.