Grupo Carmin prepara estreia no meio virtual

Reportagens

“Gente de Classe” e releitura de "Jacy" estarão em projetos do Sesc SP e Itaú Cultural

Nova peça do grupo potiguar será exibida no Respiro Cultural do Itaú. Já o "Remexendo a fraqueira" relembra história de "Jacy"

02 de julho de 2020

Cinthia Lopes

Era para ser uma história de ficção científica que se passa em um futuro distópico, sobre conflitos familiares em meio ao confinamento de uma família de classe média brasileira. Mas a vida tratou de imitar a arte e colocar "Gente de Classe", novo espetáculo do Grupo Carmin de Teatro, numa realidade paralela do agora. O texto pesquisa a classe média em tom de comédia, a partir da obra do sociólogo Jessé de Souza, autor de “A Classe Média no Espelho”, “A Elite do Atraso” e “A Ralé Brasileira”. Apesar das coincidências, a dramaturgia começou a ser construída em 2019 pelos autores Henrique Fontes e Pablo Capistrano, bem antes do mundo decretar protocolos de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus.

“A peça se passa em um futuro distópico, mas nem sei mais o que é distopia diante dessa nossa realidade tão surreal”, comentou Henrique Fontes. Ele disse que embora tenham bastante material documentário, a peça é sim uma texto ficcional sobre esses três personagens vivendo alheios em um condomínio. “Quando veio a pandemia vimos que a peça era mais real do que nunca, então potencializamos isso”.

 “Gente de Classe” tem direção de Pedro Fiúza, seguindo o rodízio de diretores que o grupo vem propondo. Quitéria Kelly viverá a única personagem feminina da peça, após dirigir “A Invenção do Nordeste” e interpretar a professora Neide em “Malhação – Todas as formas de amar”, recentemente na Globo. Matheus Cardoso e Robinson Medeiros completam o elenco. 

Pedro Fiúza dirige o novo espetáculo do Carmin

VIDA E ARTE ONLINE

 Readequando a vida e o trabalho para o meio virtual, o Grupo foir selecionado para três editais, em dois deles apresentará cenas inéditas de “Gente de Classe”.Para o edital “Tô em Casa Tô na Rede” da Fundação José augusto, a apresentação será próximo dia 8 de julho, às 20 hs, no canal youtube.com/grupocamin. A cena apresentada será “Desfocados”. No dia 15 a cena será reprisada. Para o “Respiro Cultural” do Itaú Cultural a cena escolhida foi “Transparentes”, ambas se passam em diferentes momentos do texto.

Para manter a qualidade de som e vídeo as cenas estão sendo pré-gravadas. Henrique conta que tem sido um desafio para todos, por que “tivemos de aprender a lidar com o novo meio e o fato de estar sozinho em cena, em casa, muitas vezes com recursos precários. É muito trabalho por que precisamos entender a linguagem e criar em cima dela”.

REABRINDO A FRASQUEIRA

Além da nova peça, o grupo aceitou o convite do Sesc SP para o desafio de fazer uma releitura da peça “Jacy” especialmente para esse meio virtual, com previsão de estreia em agosto. “Estamos ensaiando as cenas pensando neste novo formato.  Vamos marcar os sete anos da estreia de Jacy, que ocorreu em agosto de 2013”, contou Henrique Fontes. Também lembrou que “faz exatamente dez anos que encontrei a fraqueira jogada no lixo”. A pequena valise trazia detalhes sobre uma misteriosa mulher que inspirou a história a peça.

Henrique Fontes assina dramaturgia com Pablo Capistrano

RESERVA FINANCEIRA

Henrique conta que esteve engajado na luta política para a liberação de recursos emergenciais através de editais, aqui com o edital da Fundação José Augusto, e  na briga pela lei Aldir Blanc. “Ela foi sancionada mas está com um entrave na medida provisória que libera e controla o orçamento. Então de emergencial ela tem pouca coisa”. O Carmin tinha uma reserva financeira que a princípio seria para a montagem da nova peça. “Fizemos a nossa fórmula emergencial interna, assim conseguimos manter uma ajuda mensal para os integrantes do grupo”.

FUTURO

“Temos muitos planos para 2021, já que os projetos para o segundo semestre também foram adiados para o ano que vem. Faremos uma longa temporada na Casa da Ribeira do nosso repertório inteiro. Estou remontando nossa primeira peça “Pobres de Marré” e Pedro Fiúza está montando a nova peça “Gente de classe”. Então é nosso sonho fazer a temporada completa incluindo “Jacy” e “A Invenção do Nordeste”. Também, queremos circular com “Gente de Classe” para outras cidades.”, completou.

Quitéria Kelly viverá mãe em conflito com os filhos

TEATRO NA REDE

O experimento do teatro filmado tem evoluído durante a temporada de isolamento social. Formatos como o #FicaemcasacomoSesc do Sesc SP e o Respiro Cultural do Itaú Cultural revelaram diferentes trabalhos e formas de trabalhar o teatro na internet, atraindo um novo público. Algo que deve permanecer mesmo após o retorno presencial aos palcos. Em Natal, vale lembrar que um dos primeiros a embarcar no projeto de cenas teatrais online foi a Agência Trama, apresentando de forma experimental, entre abril e maio, o projeto Selfies-Tape Trama, coordenado pelo ator e produtor Marcílio Amorim.

 

CENA Gente de Classe: Desfocados

Duração: 16 minutos

Gênero: comédia, ficção científica

Estreia: 20:00* de 08/07/20

Reprise: 20:00* de 15/07/20

* disponível até às 23:59

LIVES

Dia 08 e 15/07/20

Das 20:15 às 21:00

Bate-papo com o grupo: elenco, dramaturgos e diretor conversam sobre o projeto.