Peça reflete sobre estereótipos da cultura nordestina. Foto: Brunno Martins

Agenda Cultural

Grupo Carmin vai encenar 'A Invenção do Nordeste' de forma online no dia 19

O espetáculo faz uma reflexão sobre a identidade cultural nordestina, como ela foi forjada e de certa forma assumida pelos nascidos no Nordeste

15 de janeiro de 2022

Cefas Carvalho

Espetáculo premiado, elogiado,  encenado em Natal, São Paulo, Rio de Janeiro e em outras cidades, “A Invenção do Nordeste” terá uma exibição especial online, pelo canal do Youtube do Grupo Carmin, na quarta-feira dia 19, com bate-papo com os realizadores após a peça. Trata-se da primeira de uma série de atividades que serão realizadas em 2022 em celebração aos 15 anos de trajetória do grupo.

“Ao longo destes quinze anos anos tivemos a oportunidade de viajar pelo país, conhecer o Brasil e  também conhecer um Brasil que desconhece o próprio Brasil, que se surpreende com as histórias que compartilhamos no teatro”, registra Quitéria Kelly, diretora de "A invenção do Nordeste". Ela assinala ainda que o grupo dará continuidade à investigação sobre questões sociais no país com o novo espetáculo "Gente de classe", que estreia no meio do ano e é baseado em livros do sociólogo Jessé de Sousa.

“A Invenção do Nordeste”, dirigido por Quitéria, é estrelado por Henrique Fontes, Robson Medeiros e Matteus Cardoso, é tem a dramaturgia (de Henrique e Pablo Capistrano) baseado na obra "A Invenção do Nordeste e outras artes" do pesquisador e professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior. 

O espetáculo faz uma reflexão sobre a identidade cultural nordestina, como ela foi forjada e de certa forma assumida pelos nascidos no Nordeste brasileiro, de uma maneira bem humorada, mas também crítica, sobre a história da região. Em 2019, “A Invenção do Nordeste” foi uma das peças teatrais mais premiadas do ano, tendo obtido prêmios Shell, Cesgranrio, Do Humor, APTR, Botequim Cultural, e Questão de Crítica.

Segundo Quitéria, "realizar mais uma sessão virtual, foi uma forma que o grupo encontrou de respeitar o contexto sanitário que ainda vivemos e ir dividindo com o público aquilo que eles pedem, novas apresentações".  “Ao longo do ano planejamos mais sessões virtuais e presenciais dos nossos projetos, além de oficinas formativas e estreia de espetáculo novo”, afirma Mariana Hardi, produtora do grupo.  


Não haverá cobrança de ingresso para a sessão de "A Invenção do Nordeste". Segundo Mariana, "convidamos a todos que nos acompanham e vibram por nós a colaborar com nosso trabalho. Abrimos um chapéu virtual com valor sugerido em alusão a data comemorativa de R$ 15,00  [PIX: 10.883.241/0001-80]”. 

SERVIÇO

Exibição online de “A Invenção do Nordeste”

19 de janeiro, às 20h

Canal do YouTube do Grupo Carmin (https://www.youtube.com/watch?v=utxerVrtNE8)

 Sugestão de doação de R$15