João Alexandre Lima, Thaíse Galvão e Thazio Menezes dançam e contam histórias da cidade Foto:

Agenda Cultural

Grupo de dança cria narrativas sobre o Centro Histórico de Natal

 Coletivo artístico Entre Nós lança vídeo com performances que revelam nuances do bairro mais antigo da capital

21 de janeiro de 2021

O “Entre Nós Coletivo de Criação” saiu dos palcos e foi bailar nas ruas do Centro Histórico de Natal. Não só, o grupo de dança conversa e traz causos nesta série de vídeo-performance  “Entre: Nós, o Centro Histórico e a Rual”. Os episódios estão no Youtube no perfil @entrenoscoletivodecriacao e também nas redes sociais do coletivo. O vídeo performance foi contemplado na Lei Aldir Blanc e tem patrocínio da Prefeitura de Natal e do Governo Federal.

A intervenção urbana passeia pela Cidade Alta, primeiro bairro do município de Natal, através da dança performática, e mescla com um tom documental ao narrar a história sobre vários pontos emblemáticos da cidade como a Igreja do Galo, Santa Cruz da Bica, Palácio Felipe Camarão, dentre outros.

A obra tem direção de Diana Fontes, com texto de João Pinheiro, Racine Santos, Marcos Medeiros e Alderico Leandro. Performam no vídeo, João Alexandre Lima, Thaíse Galvão e Thazio Menezes.

 

Entre as principais motivações que levaram o grupo a construir o trabalho, está o desejo de promover, principalmente aos cidadãos e cidadãs natalenses, um olhar sensível e afetivo para as memórias da cidade de Natal.

"Esperamos que esse trabalho amplie o universo de significações e de importâncias de nós natalenses (e também de não-natalenses) com relação a esse lugar, que nos deu vida e nos une", conta Thazio Menezes.

Segundo Diana Fontes, diretora da intervenção artística, a ideia foi fazer um passeio entre pessoas, prédios e veículos, dando um novo sentido aos espaços já conhecidos. "De forma poética e singular, os personagens do vídeo nos convidam a conhecer Natal. Redescobrir com um novo olhar a cidade que 'se veste de sol', como diz um dos textos de Racine Santos citados na obra", explica Diana.

 

O Entre Nós Coletivo de Criação é um coletivo de artistas, professores e produtores, criado em Natal e que desde 2009 atua na área da dança contemporânea. Já são nove obras artísticas no repertório do Coletivo, com a colaboração de coreógrafos do Brasil, Colômbia, México e Israel.