O Retrovisor une Khrystal, Luiz Gadelha, Valéria Oliveira, Ângela Castro e Simona Talma

Agenda Cultural

Grupo Retrovisor está de volta e surpreende com  “Mordaz”

Após 14 anos ausente, grupo formado por cantores e compositores potiguares regrava EP através da Pólen Aceleradora

05 de dezembro de 2020

Se em carreiras-solo já eram bons, imagine juntos. Quando o grupo Retrovisor surgiu nos primeiros anos de 2000 marcou época por colocar em coletivo a criação poética potente de cinco artistas que estavam em ascensão. Agora, 14 anos depois, o quinteto se reúne novamente para gravar. O primeiro single “Mordaz” é prova de que não perderam a mão na arte de criar e recriar. O lançamento chegou às plataformas na sexta-feira (4) através da Pólen Aceleradora, que reuniu o grupo para lançar o EP “Pra Onde Vai a Música?” O trabalho completo será lançado no mês de janeiro..

A volta do Retrovisor marca o reencontro de Khrystal, Luís Gadelha, Simona Talma, Valéria Oliveira e Ângela Castro, artistas que seguiram em mais de uma década diferentes carreiras e rumos. A amizade, entretanto, perdurou e isso se reflete no pensamento do grupo ao escolher “Mordaz”, letra de Luiz Gadelha que aborda o empoderamento das “minorias”. A música não é de agora, mas está mais atual que nunca.

Além da releitura da música “Mordaz”, o EP terá outras três canções inéditas, compostas especialmente para este trabalho. Luiz Gadelha fala sobre o single e sobre o processo de elaboração do disco: “Mordaz é uma composição de 2004 que compus para Simona cantar e o Retrovisor abraçou como uma canção para cinco vozes, cinco intérpretes. Essa canção está no DNA do Retrovisor. Para esta nova versão Khrystal gravou uma guia em casa, voz  e violão, eu me inspirei com um beat feito no Ableton Live pus uns rifes de piano e um baixo e todo mundo adorou! Um arranjo simples, mas que agradou a todos, afinal o destaque dessa música são as nossas vozes e aí Eduardo Pinheiro, que foi nosso técnico de P.A há 13 anos, deu seu toque mágico na mixagem e masterização.  As outras canções estão bem pinceladas por cada um de nós, versos, melodias e arranjos, cada um contribuiu com um pouco.”

Ouça Mordaz

Para Valéria Oliveira, o reencontro já estava se intensificando de forma espontânea e a produtora Camila Pedrassoli, criadora da Pólen, percebeu. “A sensação que deu era que esse reencontro estava pra acontecer e faltava apenas um empurrãozinho, alguém que estimulasse e desse um certo direcionamento às coisas”, comentou Valéria. Khrystal ressalta a alegria de estar junto novamente com os parceiros de música: “Quando Camila fez o convite, fiquei muito feliz com a possibilidade de me reconectar com meus parceiros e lançar coisas novas enquanto coletivo, já que nossa parceria sempre seguiu ativa nos trabalhos individuais. Tantos anos depois, me chegou como um presente que solidifica ainda mais nosso trabalho de compositores.” Simona corrobora com o mesmo pensamento: “Foi totalmente surpreendente o convite da Pólen. Deu uma felicidade pensar na possibilidade de criar juntos novamente, deu um colorido a esses dias cinzas.”

Ângela Castro destaca as composições feitas de forma coletiva: “Foram muitas mensagens e áudios via WhatsApp, unindo ideias de cada um. Os violões foram gravados por Valéria e Khrystal e as bases e baixo feitos por Luiz, em seus home-estúdios. Para gravar as vozes nos encontramos no Estúdio Megafone com Eduardo Pinheiro. Contamos também com o olhar poético e sensibilidade das artistas Rita Machado na edição do vídeo e que também assina, junto à Priscilla Vilela, o roteiro e direção, e Mylena Sousa na captação de imagens e fotos.”

SERVIÇO

Pólen Aceleradora

Grupo Retrovisor – “Mordaz”

https://www.youtube.com/watch?v=P_CxlFdQbP4