Maquete da escultura da lenda de Portalegre é um dos projetos para 2021. Escultura terá 12 metros
Agenda Cultural
O artista apresenta a exposição “Primavera Pandêmica – Flores para Natal”, nesta terça-feira no Bardallos
22 de setembro de 2020
Por Cinthia Lopes
Desde a Primavera Parabólica Secular de 1994, o artista visual Guaraci Gabriel encontra um modo de deixar sua marca na paisagem quando chega a temporada das flores. A última foi realizada na Áustria em 2019 (“Primavera meu bioma”) e mesmo durante a pandemia não está sendo diferente. Ele estreia hoje (22) no Bardallos Comida & Arte a exposição “Primavera Pandêmica – Flores para Natal”, onde expõe protótipos e desenhos do que será sua próxima empreitada em 2021.
A exposição reúne maquetes de três esculturas de ferro de 1m 60 — as escultura terão tamanho real terão 12 metros de altura. A primeira da poeta Zila Mamede como “A Deusa da Primavera” Perséfone distribuindo as flores da estação; a cantora Jandira representando a lenda das índias da bica de Portalegre, e uma homenagem a famosa composição “Royal Cinema”, do compositor de Carnaúba dos Dantas, Tonheca Dantas.
Zila Mamede como a deusa das flores. Imagem: Guaraci Gabriel
A noite contará ainda com a tradicional performance das flores. “Como estamos no período da primavera faço uma performance onde distribuo flores de Aço e mostro minhas próximas criações”, explica. O artista também convidou o cineasta Geraldo Cavalcante para cuidar da ambientação das 40 imagens que vai compor também a série fotográfica “Amanhecer”.
As esculturas atuais de Guaraci Gabriel tem o stencil, elemento usual dos grafites, como técnica base para as esculturas, proporcionada pelo ferramento em grande proporção. “Eu sou o único artista que trabalha com essa técnica chamada por mim de extensibilidade, pois o próprio stencil entra como arte. Na exposição no Bardallos eu destaco bem essa técnica numa retrospectiva de todos os trabalhos já realizados, desde Porto do mangue a Áustria”, detalha.
O artista conhecido pelas esculturas de impacto na paisagem potiguar se manteve ativo durante o período de isolamento social em seu ateliê em Mossoró, onde também dá suporte a empresas que trabalham com aço e sucata. Da técnica stencil ele fez a primeira do atleta Marinho Chagas durante a Copa de 2014. Também foi destaque a famosa marisqueira de Porto do Mangue, na Costa Branca potiguar.
Serviço:
“Primavera Pandêmica – Flores para Natal”,. Exposição de 22 a 1 de outubro,
no Bardallos, rua Gonçalves Lêdo, Cidade Alta. A partir das 18h. Entrada franca
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022