Maquete da escultura da lenda de Portalegre é um dos projetos para 2021. Escultura terá 12 metros

Agenda Cultural

Guaraci Gabriel volta a temporada das flores e esculturas de aço

O artista apresenta a exposição “Primavera Pandêmica – Flores para Natal”, nesta terça-feira no Bardallos

22 de setembro de 2020

Por Cinthia Lopes

Desde a Primavera Parabólica Secular de 1994, o artista visual Guaraci Gabriel encontra um modo de deixar sua marca na paisagem quando chega a temporada das flores. A última foi realizada na Áustria em 2019 (“Primavera meu bioma”) e mesmo durante a pandemia não está sendo diferente. Ele estreia hoje (22) no Bardallos Comida & Arte a exposição “Primavera Pandêmica – Flores para Natal”, onde expõe protótipos e desenhos do que será sua próxima empreitada em 2021.

A  exposição reúne maquetes de três esculturas de ferro de 1m 60 — as escultura terão tamanho real terão 12 metros de altura. A primeira da poeta Zila Mamede como “A Deusa da Primavera” Perséfone distribuindo as flores da estação; a cantora Jandira representando a lenda das índias da bica de Portalegre, e uma homenagem a famosa composição “Royal Cinema”, do compositor de Carnaúba dos Dantas, Tonheca Dantas.

Zila Mamede como a deusa das flores. Imagem: Guaraci Gabriel

A noite contará ainda com a tradicional performance das flores. “Como estamos no período da primavera faço uma performance onde distribuo flores de Aço e mostro minhas próximas criações”, explica. O artista também convidou o cineasta Geraldo Cavalcante para cuidar da ambientação das 40 imagens que vai compor também a série fotográfica “Amanhecer”.

As esculturas atuais de Guaraci Gabriel tem o stencil, elemento usual dos grafites, como técnica base para as esculturas, proporcionada pelo ferramento em grande proporção. “Eu sou o único artista que trabalha com essa técnica chamada por mim de extensibilidade, pois o próprio stencil entra como arte. Na exposição no Bardallos eu destaco bem essa técnica numa retrospectiva de todos os trabalhos já realizados, desde Porto do mangue a Áustria”, detalha.

O artista conhecido pelas esculturas de impacto na paisagem potiguar se manteve ativo durante o período de isolamento social em seu ateliê em Mossoró, onde também dá suporte a empresas que trabalham com aço e sucata. Da técnica stencil ele fez a primeira do atleta Marinho Chagas durante a Copa de 2014. Também foi destaque a famosa marisqueira de Porto do Mangue, na Costa Branca potiguar.

Serviço:

“Primavera Pandêmica – Flores para Natal”,. Exposição de 22 a 1 de outubro, 

no Bardallos, rua Gonçalves Lêdo, Cidade Alta. A partir das 18h. Entrada franca