A BiblioSesc recebe em média, por mês, a visita de aproximadamente 1.500 leitores. Foto: Sesc RN

Reportagens

Há uma década na estrada, BiblioSesc percorre o RN com livros e fomento à leitura

Setor de Literatura do Sesc retorna as atividades no pós-pandemia e mantém acesso ao público em suas unidades

26 de maio de 2022

Cinthia Lopes 

Tem pouco mais de dez anos que o setor de livros e literatura do Sesc ampliou sua estrutura física ao trazer para o RN a unidade móvel BiblioSesc, um caminhão climatizado e abastecido de livros dos mais diversos autores e gêneros, revistas e gibis clássicos e atuais. O equipamento vai até as localidades e instituições parceiras para atuar como uma nova frente de incentivo à leitura, dialogando com a comunidade através de mediadores literários. A atuação não fica restrita apenas às escolas. Ela vai aos centros ou associações comunitárias, ONGs e entidades culturais diversas, que atendam à população de uma forma geral,, Mas, segundo a Diretora Regional do Sesc RN, Sâmela Gomes, "ao longo dos anos o projeto mostrou que a demanda escolar sempre foi mais intensa". É uma forma de preencher a lacuna da ausência de bibliotecas em muitos municípios e unidades escolares.

Biblioteca móvel do Sesc volta a circular pela região metropolitana da capital

Depois da pandemia, o equipamento voltou à estrada e está em atividade desde o começo de abril. A agenda está montada até o segundo semestre. “Nosso cronograma de atuações ao longo do ano ocupa escolas da cidade de Natal, Parnamirim, Extremoz e de Macaíba. A expectativa é de que consigamos atender a diversas comunidades da região metropolitana no decorrer do ano. Para o segundo semestre, já estamos agendados para participação no Festival Literário de Currais Novos 2022”, resume.

Ela lembra que o Sesc Rio Branco mantém ativa a sua biblioteca fixa, um espaço para leitura e acesso à internet. Sobre o acesso, a diretora comentou que a BiblioSesc tem uma estimativa mensal de receber aproximadamente 1.500 leitores, enquanto a biblioteca do Sesc Rio Branco recebe atualmente cerca de 1.300 pessoas por mês. Confira a entrevista:

A Bibliosesc é uma ação do Sesc muito bem avaliada. Como funciona o projeto atualmente, a visita é mediante solicitação?

Sâmela Gomes: O Sesc RN, para além das unidades físicas, oferta o que chamamos de unidades móveis, em capilaridade das ações e atividades dos programas da instituição para uma área de abrangência intermunicipal, ou seja, graças à força de itinerância destas unidades podemos chegar a mais lugares do RN.

No programa Cultura do Sesc RN temos a unidade móvel BiblioSesc que funciona atuando essencialmente como uma frente de incentivo à leitura, pautada, sobretudo, em iniciativa arte-educativa que engloba o universo literário e a disponibilidade de uma biblioteca que se desloca para oferecer gratuitamente um acervo atualizado e diversificado à população que mais carece desse serviço cultural.

Para tanto, dispomos de um mediador, colaborando nos processos arte-educativos. A visita ou acesso à unidade, quando esta encontra-se estacionada e funcionando, é livre, sem restrições de entrada. Contudo, a presença de estudantes é a maior constante, dado que em geral aplicamos um cronograma de circulação junto às escolas públicas do Ensino Básico, portanto, a presença da comunidade escolar e a comunidade do bairro atrelada à escola como imediatos públicos atendidos pela BiblioSesc.

Além de instituições educativas, comunidades ou centros comunitários podem solicitar?

A atuação da Bibliosesc não fica restrita apenas às escolas. Também atuamos em parceria com outras entidades sociais similares, como centros ou associações comunitárias, ONGs e entidades culturais diversas, que atendam à população de uma forma geral, apesar de serem um tanto quanto raros, dado que a demanda escolar sempre foi mais intensa.

Além disso, há a relação de participações pontuais e estratégicas da BiblioSesc em festivais de Literatura do Rio Grande do Norte, em Natal, Pipa e Currais Novos, por exemplo. Para solicitar a presença da Bibliosesc, é necessária a devida comunicação para o Sistema Fecomércio/Sesc RN, via ofício, endereçado ao presidente do Conselho Deliberativo do Sesc RN, Marcelo Fernandes Queiroz.

 A unidade móvel está de volta ao formato itinerante neste pós-pandemia. Qual o planejamento para 2022?

Estamos funcionando desde o começo de abril deste 2022 com o cronograma de atuações ao longo do ano em escolas da cidade de Natal, Parnamirim, Extremoz e de Macaíba. A expectativa é de que consigamos atender a diversas comunidades da região metropolitana no decorrer do ano. Para o segundo semestre, já estamos agendados para participação no Festival Literário de Currais Novos 2022.

O programa Bibliosesc já tem quase 20 anos, mas sua jornada no RN começou em 2011. De lá para cá, que balanço você faz do projeto?

Acredito que estamos atingindo nossos principais objetivos ao longo destes mais de dez anos de presença e atuação no Estado. Sempre presente em comunidades periféricas dos municípios, onde o serviço cultural oferecido por uma biblioteca enfrenta muitas dificuldades ou é inexistente, seguimos cumprindo o papel alinhado à missão desta instituição através da BiblioSesc, que é facilitar o acesso à informação, colaborando para a elevação educacional e sociocultural da comunidade, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população, através da informação. 

Inquieta, a equipe de Cultura Sesc RN também propôs a atuação de um mediador de literatura, mas que comumente gostamos de chamar de mediador de Livros e Literatura. Selecionado através de edital específico, o mediador da BiblioSesc atua como elo entre as equipes pedagógicas e culturais da comunidade escolar onde a Bibliosesc atende, dialogando intensamente com professores e corpo discente, justamente para otimizar o universo da literatura e da informação presentes na nossa biblioteca móvel. Dito tudo isto, o balanço para este panorama de uma década mais alguns anos, é de constante evolução e de contribuição à formação de novas gerações de leitores, quiçá de uma nova geração de públicos sensíveis às Artes e Culturas, de um modo geral.

 

O que mudou em termos de acervo e do interesse dos leitores nesses 11 anos aqui no RN?

O acervo de nossas bibliotecas é atualizado anualmente. Não seria diferente para a BiblioSesc. E esta atualização atende, em uma boa parcela, os interesses dos leitores, que, em visita e relatos à equipe do BiblioSesc, sinalizam vontades e desejos de encontrarem títulos clássicos e atuais de literatura nacional e estrangeira, assim como títulos de diferentes áreas do conhecimento. O exemplo disso é a procura pelos gibis clássicos da Turma da Mônica e de outras revistas de história em quadrinhos que formaram gerações de leitores e continuam formando. É também perceptível a procura por gêneros que abordam temas sociais atuais e caros à sociedade, assim como por escritores que conseguem dialogar na Internet, de forma intensa, com seus leitores, em especial o público jovem.

Além da Bibliosesc, pouca gente sabe, mas a Biblioteca do Sesc Rio Branco é aberta ao público. Como fazer para ter acesso, precisa de alguma carteira?

Nossas bibliotecas são todas abertas aos diversos públicos, sem restrições. No entanto, para desfrutar essencialmente do serviço de empréstimo e do acesso ao terminal de computadores, é preciso apresentar credencial Sesc atualizada, independente da categoria. O cadastro na biblioteca é feito na hora e sem burocracia. As bibliotecas também recebem visitas agendadas previamente de grupos interessados em conhecer as nossas dependências. Para emitir a credencial Sesc é simples: basta procurar, presencialmente, uma de nossas unidades, nas centrais de atendimento. E ainda, de forma online mesmo, pode-se conseguir a emissão da credencial, procurando os contatos pelo sescrn.com.br ou até mesmo no instagram: @sescrn.

Como é feita a atualização do acervo, tanto da unidade móvel quanto da fixa?

Na sociedade contemporânea, as informações são atualizadas em alta velocidade e, para tentar acompanhar esse processo, o mercado editorial lança massivamente publicações das diversas áreas do conhecimento humano. Para se manter firme no propósito de oferecer conteúdo atualizado aos seus clientes, as bibliotecas do Sesc precisam acompanhar adequadamente esse movimento, por meio do desenvolvimento ativo de sua coleção. Desta forma, anualmente é realizado um levantamento exaustivo junto ao público e ao mercado editorial, para fundamentar a aquisição de títulos que atendam as expectativas dos leitores.