Projeto "Capoeiras" reúne depoimentos e histórias das pessoas que nasceram e vivem na comunidade.

É Típico!

História dos moradores da comunidade quilombola de Macaíba vira documentário

Em Capoeiras, a 65 km de Natal, vivem 400 famílias remanescentes de quilombos, e desde 2007 possuem certificado de Comunidade ancestral

23 de setembro de 2021

"Vocês não sabem quanto custa um negro amarrado", a frase tocante e emblemática para o atual momento, é dita por um dos entrevistados do documentário "Capoeiras", projeto audiovisual dirigido por Pedro Lucas, com produção executiva de Larissa Bianca. O projeto reúne um documentário e uma exposição fotodocumental sobre a vida e a memória dos moradores de Capoeiras, uma comunidade quilombola localizada na área rural de Macaíba, a 65 km de Natal. Lá vivem cerca de 400 famílias que possuem traços semelhantes, pois por muito tempo os casamentos eram realizados entre os próprios moradores da comunidade. Um pedaço do Rio Grande do Norte que conserva a tradição, cultura e também de resistência como do povo descendente dos antigos quilombos. É a maior comunidade quilombola do estado, possuindo uma área de 906 hectares, onde recebeu em agosto de 2007 da Ministra Matilde Ribeiro o certificado de Comunidade Remanescente de Quilombo.

Por tudo isso, o lugar ganhou o registro documental em audiovisual e fotografia revelando aos olhos do mundo essa comunidade tão rica de história e memória. "São incríveis conversas onde podemos conhecer uma comunidade cheia de afeto, lembrada e contada pelos seus próprios moradores", descrevem os realizadores.

A exposição "Um Olhar em Capoeiras" mostra os moradores e a comunidade de capoeiras através do olhar do fotógrafo Rafael Santos, onde o mesmo procurou retratar de forma poética a identidade, história e fé dos seus moradores. Já o documentário 'Capoeiras: histórias de amor, luta e resistência' conta a história de vida e da comunidade através dos seus próprios moradores, reforçando assim a memória, identidade e afeto com esse local. Neste sábado (25), em Capoeiras, haverá um conjunto de atividades com os moradores, além de exibir em primeira mão o filme que narra a sua história em um telão. 

O Projeto Capoeiras foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaíba.

Confira o trailer

https://www.youtube.com/watch?v=NO9vbjbTNZA