O jornalista e criador da série André Barcinski e as coristas. Foto: Rogério Lacanna

Agenda Cultural

‘História Secreta do Pop Brasileiro’ ganha live com bate-papo e trilha sonora ao vivo

O jornalista André Barcinski realiza 1ª Live sobre série documental que aborda o lado B da MPB. A série está disponível atualmente no Amazon

04 de agosto de 2020

'Historia Secreta do Pop Brasileiro', escrita e dirigida pelo jornalista André Barcinski e produzida pela Kuarup Produtora, que traz histórias desconhecida dos bastidores da música pop brasileira, ganha live próximo dia 07 de agosto, às 19h30. A série foi exibida pela primeira vez no Music Box Brasil.

O jornalista André Barcinski adaptou parte de seu livro “Pavões Misteriosos” nesta série de oito episódios que navegou pelos aspectos marginais (e muito divertidos) da nossa música nas décadas de 1970 e 1980.

A live sobre a série contará com apresentação da Banda Sunday, formada por Hélio Costa Manso (vocal, teclados), Vivian Costa Manso (vocal) e Alaor Coutinho (Guitarra e vocal),  que apresentarão aos internautas canções da trilha sonora da série, bem como pérolas do pop nacional e internacional, entre elas: Feelings, de Gaste Lou Lou e Morris Albert, Tell Me Once Again, de Barbosa Anderson e O Menino da Porteira, de Teddy Vieira. O jornalista André Barcinski, que é diretor e escritor, da série documental, fará interações com informações inéditas, bem como interagirá com o público.

A série , que traz casos inéditos dos bastidores da música e entrevistou nomes, como Gretchen, Paulo Massadas, Dudu França e Gilliard pode ser vista atualmente nas plataformas digitais Looke, Now Online, Vivo TV e Amazon Prime.

Os episódios abordam histórias peculiares sobre os "clones" brasileiros de astros internacionais e como surgiu a onda dos "falsos gringos", que revelou, nos anos 1970, nomes como Morris Albert e Mark Davis (Fábio Jr.). Entrevista os autores por traz da explosão da música infantil nos anos 1980, com nomes como Xuxa e A Turma do Balão Mágico e revela quem eram os músicos de estúdio que gravaram – sem créditos – tantos clássicos do pop nacional. Estas são algumas histórias contadas no decorrer dos oito episódios.

 

 Serviço:

Live Série Documental ‘História Secreta do Pop Brasileiro’

Com banda Sunday e o jornalista André Barcinski.

Data: 07.08.20

Horário: Das 20h às 22h

Assistir pelo canal do youtube @kuarupprodutora

 

Para conhecer a série:

1 – Os Clones 

Conheça a história dos clones brasileiros de Trini Lopez, Dee D. Jackson e Genghis Khan.

2 - Falsos Gringos

Nos anos 1970, o pop brasileiro foi invadido por cantores "estrangeiros" como Morris Albert, Mark Davis, Terry Winter, Don Maclean, Paul Denver, Chrystian e muitos outros. 

3 – Os Carbonos

A incrível saga de uma banda paulistana que gravou cerca de 50 mil músicas em 30 anos de carreira, incluindo hits como "Fuscão Preto", "É o Amor", "Feelings" e "Domingo Feliz".

4 – Discos-Fantasmas

Nos anos 1970, as lojas de discos passaram a vender milhares de LPs de "covers", a maioria sem créditos de músicos. As histórias por trás de alguns desses LPs.

5 – Cantores de Estúdio

Quem eram os vocalistas de apoio que formaram o coral mais atuante da música brasileira e gravou discos de Gilberto Gil, Raul Seixas, Rita Lee, Zé Rodrix, Gretchen, Sidney Magal, Tim Maia e centenas de outros artistas.

6 – A Explosão da Música Infantil

Quem foram os produtores e compositores responsáveis pela explosão da música infantil de Xuxa, Bozo, Trem da Alegria, A Turma do Balão Mágico e outros ícones da criançada.

7 – Os Bailes

A maior escola do pop brasileiro foram os bailes. A série vai contar a história das bandas de baile no Brasil, de pioneiros como Tony Campello, nos anos 50, às "domingueiras" de clubes paulistanos no fim dos anos 60, que revelaram grupos como Sunday, Memphis, Kompha e Watt 69.

8 – Mister Sam

Santiago Malnati, o argentino conhecido como Mr. Sam que revolucionou o pop brasileiro ao lançar Gretchen, Nahim, Lady Lu e Black Juniors, e também se tornou um dos grandes DJs da noite paulistana.