Cultura cigana é tema de palestra

É Típico!

Historiador aborda Cancioneiro Cigano em evento no Instituto Histórico

Quinta Cultural terá palestra "Cancioneiro Cigano: Fé e Tradição", do historiador e professor Flávio José de Oliveira Silva

24 de maio de 2023

 Povo geralmente esquecido nas pesquisas históricas sobre a tradição cultural do Brasil, os ciganos serão tema de uma segunda palestra no Instituto Histórico e Geográfico do RN nesta Quinta Cultural (25) realizada no salão nobre do Instituto Histórico e Geográfico. A programação tem início às 17h com a palestra "Cancioneiro Cigano: Fé e Tradição", proferida pelo historiador e professor Flávio José de Oliveira Silva, que traz dados sobre história, resistência e cultura do povo cigano no Rio Grande do Norte. A programação ainda vai contar com uma apresentação musical. 

Vale lembrar que os ciganos também contribuíram com poesia, contos, lendas e tradições populares do Brasil, da mesma forma que portugueses, africanos, índios e mestiços. Aliás, segundo o jornalista Vicente Serejo, a referência sobre a importância dos ciganos são as notas de Câmara Cascudo no ensaio ‘Os Ciganos no Brasil’, de Mello Moraes Filho ( Itatiaia, MG, 1981, e Universidade de S. Paulo).  A edição conjunta que também incluiu, no mesmo volume, o ensaio ‘Cancioneiro dos Ciganos’. 

O professor Flávio José de Oliveira Silva é autor de vários trabalhos acadêmicos sobre o tema, um deles é “O céu é meu teto, a terra, minha morada: cultura e educação cigana no RN (2006 a 2016)”, no qual relata as práticas educativas e culturais dos Ciganos Calon, Matchuawa, Roraranê e Kalderash, com o objetivo de compreender o modo de ser, de viver e os processos educativos desenvolvidos nos espaços sociais e culturais desses agrupamentos, reconstruindo sua historicidade no espaço geográfico do RN.