"Acari Visto de Cima" também será distribuído nas escolas como item pedagógico
É Típico!
Produzido por Adriano Campelo, com recursos da Lei Aldir Blanc via FJA, documentário foi lançado no Youtube e em breve também em DVD
07 de fevereiro de 2021
Cinthia Lopes
Documentários que unem imagens aéreas deslumbrantes e uma narração da história resumida do lugar são sucesso de tv e já inspiraram diversos programas do gênero, como a série americana ‘O Mundo Visto de Cima’. Inspirado nesse formato, o historiador Adriano Campelo, de 35 anos, decidiu realizar de forma inédita um curta-metragem nos mesmos moldes sobre Acari, cidade onde nasceu e atualmente atua como coordenador de cultura municipal. “Acari Visto de Cima”, que acaba de ser lançado no YouTube e em breve no formato DVD, é uma produção contemplada no edital da Lei Aldir Blanc pelo Governo do Estado, com recursos do Governo Federal.
A ideia surgiu quando o historiador assistia justamente às séries O Mundo Visto de Cima e em sequência a versão brasileira, que atualmente é exibida na TV Brasil e Globosat. “Aquilo me inspirou e fez com que eu imaginasse minha cidade Acari sendo mostrada de cima a partir da minha visão como historiador”, disse o diretor em entrevista ao TL.
O documentário faz um sobrevoo por Acari revelando a "terra das cordilheiras", como é conhecida, numa paisagem diferente daquela que os moradores e visitantes estão acostumados a vislumbrar. O produtor conta que o filme traz uma visão mais carinhosa da cidade, seu patrimônio e paisagem, vista de forma surpreendente. “Revelamos uma Acari desconhecida para a maioria dos acarienses”, comentou Campelo.
Abertura | Teaser
As imagens foram feitas por drone e ganham a narração de Geraldo Carneiro, que vai contando um pouco sobre a história e a cultura da cidade enquanto as cenas mostram os detalhes das construções, a natureza do sertão do Seridó, a área urbana e as águas do Açude Gargalheiras.
A produção de “Acari visto de Cima” envolveu artistas das cidades de Acari e Currais Novos. A produção geral, o texto que pontua a história da cidade e algumas imagens são do próprio Adriano. As demais imagens foram capturadas por Jobel Araujo e Tiago Araújo. A edição do vídeo foi Matheus Sandder. A narração e gravação de áudio são de Geraldo Carneiro e Beto Marciano, os três de Currais Novos.
Além de revelar Acari para o Brasil sob um novo olhar, projeto será distribuído nas escolas e trabalhado em educação patrimonial. O objetivo, segundo o produtor, é “despertar nas crianças e jovens cada vez mais o sentimento de pertencimento e valorização do seu patrimônio”.
O filme também serve de suporte pedagógico para outras escolas que já incluem Acari em seus estudos. “Ao mesmo tempo motivar profissionais a fazerem outros filmes para valorizar suas cidades”, destacou.
Adriano Campelo aprendeu com o pai o trabalho na agricultura. Na adolescência enveredou pelas artes. Pintura, escultura, fotografia foram algumas áreas de interesse. Após concluir o bacharelado em História na UFRN, campus de Caicó, começou seu interesse pela arqueologia, chegou a publicar artigos históricos em eventos e revistas. No ano passou atuava como coordenador de turismo e em 2021 assumiu a coordenação de Cultura da cidade de Acari.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022