"Acari Visto de Cima" também será distribuído nas escolas como item pedagógico

É Típico!

Historiador lança “Acari visto de Cima”, um sobrevoo pela paisagem e história seridoense

Produzido por Adriano Campelo, com recursos da Lei Aldir Blanc via FJA, documentário foi lançado no Youtube e em breve também em DVD

07 de fevereiro de 2021

Cinthia Lopes

Documentários que unem imagens aéreas deslumbrantes e uma narração da história resumida do lugar são sucesso de tv e já inspiraram diversos programas do gênero, como a série americana ‘O Mundo Visto de Cima’. Inspirado nesse formato, o historiador Adriano Campelo, de 35 anos, decidiu realizar de forma inédita um curta-metragem nos mesmos moldes sobre Acari, cidade onde nasceu e atualmente atua como coordenador de cultura municipal. “Acari Visto de Cima”, que acaba de ser lançado no YouTube e em breve no formato DVD, é uma produção contemplada no edital da Lei Aldir Blanc pelo Governo do Estado, com recursos do Governo Federal.

A ideia surgiu quando o historiador assistia justamente às séries O Mundo Visto de Cima  e em sequência a versão brasileira, que atualmente é exibida na TV Brasil e Globosat. “Aquilo me inspirou e fez com que eu imaginasse minha cidade Acari sendo mostrada de cima a partir da minha visão como historiador”, disse o diretor em entrevista ao TL.

O documentário faz um sobrevoo por Acari revelando a "terra das cordilheiras", como é conhecida, numa paisagem diferente daquela que os moradores e visitantes estão acostumados a vislumbrar. O produtor conta que o filme traz uma visão mais carinhosa da cidade, seu patrimônio e paisagem, vista de forma surpreendente. “Revelamos uma Acari desconhecida para a maioria dos acarienses”, comentou Campelo.

Abertura | Teaser

As imagens foram feitas por drone e ganham a narração de Geraldo Carneiro, que vai contando um pouco sobre a história e a cultura da cidade enquanto as cenas mostram os detalhes das construções, a natureza do sertão do Seridó, a área urbana e as águas do Açude Gargalheiras.

A produção de “Acari visto de Cima” envolveu artistas das cidades de Acari e Currais Novos. A produção geral, o texto que pontua a história da cidade e algumas imagens são do próprio Adriano. As demais imagens foram capturadas por Jobel Araujo e Tiago Araújo. A edição do vídeo foi Matheus Sandder. A narração e gravação de áudio são de Geraldo Carneiro e Beto Marciano, os três de Currais Novos.

Além de revelar Acari para o Brasil sob um novo olhar, projeto será distribuído nas escolas e trabalhado em educação patrimonial. O objetivo, segundo o produtor, é “despertar nas crianças e jovens cada vez mais o sentimento de pertencimento e valorização do seu patrimônio”.

O filme também serve de suporte pedagógico para outras escolas que já incluem Acari em seus estudos. “Ao mesmo tempo motivar profissionais a fazerem outros filmes para valorizar suas cidades”, destacou.

Adriano Campelo aprendeu com o pai o trabalho na agricultura. Na adolescência enveredou pelas artes. Pintura, escultura, fotografia foram algumas áreas de interesse. Após concluir o bacharelado em História na UFRN, campus de Caicó, começou seu interesse pela arqueologia, chegou a publicar artigos históricos em eventos e revistas. No ano passou atuava como coordenador de turismo e em 2021 assumiu a coordenação de Cultura da cidade de Acari.