Fortaleza dos Reis Magos é entregue após anos fechado. Foto Canindé Soares

Colunas

Importantes monumentos potiguares tombados foram restaurados no RN

Um raio x dos principais monumentos reabertos após anos de intervenção e obras de restauro

22 de fevereiro de 2022

Julia Chaves | Arquiteta e Urbanista

Em 2016, após um acordo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, os potiguares receberam a feliz notícia que edificações históricas tombadas do Rio Grande do Norte seriam finalmente restauradas. As condições dos prédios naquele período eram precárias, desde de desgaste na fachada à problemas estruturais impediam o funcionamento destas importantes edificações para a história, cultura e arquitetura do Rio Grande do Norte. 

Durante 5 anos, infelizmente muitos atrasos ocorreram em todas as obras por causa dos mais diversos motivos, mas finalmente em 2021 as edificações foram entregues novamente à população com as intervenções 100% concluídas e um trabalho correto de restauração efetivado em sua maioria sob responsabilidade da Fundação José Augusto (FJA) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).  

Este circuito de reaberturas culturais, que ocorreu no ano passado, é um marco importante para o Rio Grande do Norte, pois retoma a conexão da população com sua história, arquitetura e cultura, como também, é uma forma exemplar de mostrar a importância de obras de restauro para a preservação e conservação, contribuindo para a futura salvaguarda de outros patrimônios edificados. Além disso, estes equipamentos culturais dão força à classe artística potiguar e ao setor do turismo, que tanto sofreram nos últimos anos por causa da pandemia. 

O Rio Grande do Norte só tem a ganhar com este investimento e esperamos que mais obras como estas sejam feitas nas inúmeras edificações do nosso estado que ainda se encontram precisando de intervenções. Nós precisamos urgentemente preservar e valorizar nosso patrimônio para que nossas memórias não sejam perdidas no tempo. Desta forma, reunimos aqui as principais informações sobre os cinco monumentos tombados que foram reabertos no ano passado e sobre suas obras de restauro:

Para saber mais, é possível encontrar informações sobre esta edificação neste artigo: 

https://www.juliachavesarq.com/post/fortaleza-dos-reis-magos  e sobre as obras de restauro neste:

 https://www.juliachavesarq.com/post/restaura%C3%A7%C3%A3o-forte-dos-reis-magos 

 


 

Para saber mais, é possível encontrar informações desta edificação neste artigo:

https://www.juliachavesarq.com/post/pal%C3%A1cio-potengi-pinacoteca-do-estado



Para saber mais, é possível encontrar informações desta edificação neste artigo:

https://www.juliachavesarq.com/post/teatro-alberto-maranh%C3%A3o

Para saber mais, é possível encontrar informações desta edificação neste artigo:

https://www.juliachavesarq.com/post/sede-da-escola-de-dan%C3%A7a-do-tam

Fontes: 

• ASSECOM. Governo devolve Forte dos Reis Magos ao RN. Governo do Estado do Rio Grande do Norte, RN, 25 dez. 2021. Disponível em: http://www.governocidadao.rn.gov.br/?pg=noticias&id=2058#:~:text=A%20atual%20gest%C3%A3o%20recebeu%20o,firmado%20em%20setembro%20de%202020. Acesso em: 18 fev. 2022.

• ASSECOM. Governo do RN entregou R$ 119 milhões em obras e ações via Governo Cidadão em 2021. Governo do Estado do Rio Grande do Norte, RN, 29 dez. 2021. Disponível em: http://governocidadao.rn.gov.br/?pg=noticias&id=2059. Acesso em: 18 fev. 2022.

• ASSECOM. Governo do RN devolve o TAM à população norte-rio-grandense. Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Rn, 19 dez. 2021. Disponível em: http://governocidadao.rn.gov.br/?pg=noticias&id=2055. Acesso em: 18 fev. 2022.

• GOVERNO CIDADÃO. Pinacoteca do Estado reabre após restauro viabilizado pelo Governo Cidadão e Setur. Governo do Estado do Rio Grande do Norte, RN, 04 dez. 2021. Disponível em: http://www.governocidadao.rn.gov.br/?pag=2&pg=noticias&id=2041. Acesso em: 18 fev. 2022.

• RIO GRANDE DO NORTE. FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO. (org.). Biblioteca Câmara Cascudo. Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, 02 mar. 2020. Disponível em: http://www.cultura.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=5572&ACT=null&PAGE=null&PARM=null&LBL=NOT%C3%8DCIA. Acesso em: 18 fev. 2022.