Instituto Gourmet abre filial da Av. Rio Branco , Centro Histórico de Natal | Cinthia Lopes

Colunas

Instituto Gourmet, franquia de sucesso criada por ex-professora de ensino médio, chega à Cidade Alta

Com duas cozinhas equipadas e salas de aula, Instituto oferece 8 cursos, sendo o de Confeitaria e Chef Profissional os destaques

26 de julho de 2022

Cinthia Lopes

Não precisa ir muito a fundo para afirmar que a gastronomia foi uma das áreas que mais cresceu no período da pandemia. A perda do emprego e o isolamento social fizeram com que muitas pessoas gerassem renda vendendo comida pelas redes sociais. De pães, sobremesas e até refeições completas, essa variedade ajudou a botar, literalmente, a comida na mesa de muitos empreendedores de primeira viagem. A retomada naturalmente trouxe junto esse fôlego para se aperfeiçoar e em sintonia franquias e cursos começaram a expandir.

Em Natal, a porta de entrada para o mundo gourmet tem o peso de duas instituições,o Senac Barreira Roxa e o Senai Clóvis Motta, principais formadores do mercado potiguar. Mas os cursos privados visando o mercado não demoram a chegar e ocupar um espaço. É o caso do Instituto Gourmet, que desde o começo de 2022 está em atividade na Av. Rio Branco, Cidade Alta (vizinho ao Sebo Vermelho).

A franquia fundada por uma ex-professora carioca, Lucilaine Lima, é hoje uma das redes milionárias com 50 unidades em todo o país. Segundo a empreendedora, o negócio se diferencia pela abordagem. “Os cursos oferecidos são voltados especificamente para o empreendedorismo, capacitando o indivíduo de forma que ele consiga preparar e comercializar os produtos”, disse ela em recente entrevista à revista PEGN..

A maior parte dos clientes do Instituto Gourmet são descritos como pessoas com ânsia em empreender, mas que não têm tempo ou dinheiro para investir em uma faculdade de gastronomia. Atualmente, a empresa oferece oito tipos de cursos, sendo que o valor médio dos programas é de R$ 499.

A unidade da Cidade Alta possui duas cozinhas principais e 8 cursos de média e pequena duração, mas dois deles se destacam: o Curso de Confeitaria, com duração de 12 meses e o de Chef Profissional, também de 1 ano. No primeiro, são repassadas técnicas e execuções da confeitaria clássica, bases da confeitaria, cremes, recheios, sobremesas de vitrine, glaçagem, além de novas tendências do mercado nacional e internacional.

Já o de Cozinheiro Profissional aborda todos os processos culinários. Das bases da cozinha à técnicas clássicas de cocção, cortes, manipulação, iniciação de preparações frias, marinados, diversos tipos de execuções além de aulas espetaculares de empreendedorismo. Os materiais didáticos estão inclusos e o curso oferece diploma.