Memorial Câmara Cascudo recebeu iluminação numa parceria com a Cosern

Agenda Cultural

Instituto Neoenergia celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico com ações do Programa de Ilumina

Com Ação de Educação Patrimonial para escolas públicas, o Programa colabora para o desenvolvimento sustentável e valorização da cultura

17 de agosto de 2022

Em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto, o Instituto Neoenergia se soma às comemorações e à luta pela salvaguarda do patrimônio histórico e cultural brasileiro.  A data visa orientar a população acerca da importância da preservação dos patrimônios e remete ao dia da criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão responsável por proteger e preservar os bens culturais do Brasil, sejam eles materiais (prédios e construções) ou imateriais (práticas, representações e expressões culturais).

Enquanto instituição apoiadora da cultura brasileira, o Instituto Neoenergia reforça seu compromisso com o desenvolvimento e a preservação cultural do país, como forma de fomento à cidadania e à Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o crescimento do setor de economia criativa. Dentre as ações promovidas pelo Instituto, destaca-se o Programa de Iluminação Cultural, que tem como foco valorizar o patrimônio histórico, artístico e cultural do país por meio de um projeto luminotécnico, com o objetivo de promover a salvaguarda e a valorização de edificações históricas. Ao realizar a instalação de uma iluminação ecoeficiente, são revitalizados espaços representativos para a cultura brasileira, impulsionando o desenvolvimento econômico e o turismo sustentável.

Em 2022, o Instituto segue para a revitalização do quinto monumento abarcado pela iniciativa, o Theatro Cinema Guarany, localizado em Triunfo, cidade do sertão pernambucano e que abriga há 100 anos expressões artísticas e culturais que movimentam a pequena cidade de pouco mais de 15 mil habitantes. Além do projeto luminotécnico, o programa agora conta com uma ação de educação patrimonial, que contribui para despertar o orgulho e o sentimento de pertencimento ao espaço, para além da arquitetura. Por meio de oficinas acompanhadas com a parceria da Brasilis Produções Culturais e realizadas por arte educadores da cidade, alunos de 15 turmas de 14 escolas públicas, cerca de 250 estudantes dos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são convidados a refletirem sobre suas memórias e a criarem um novo olhar sobre o Guarany, se apropriando do espaço como parte de sua história e identidade, valorizando seus costumes e os saberes locais.

Desde 2015, o Programa de Iluminação Cultural já revitalizou quatro monumentos históricos: Cruz de Cabrália, local emblemático da nossa história, que tem como diferencial de implementado projeto, a parceria com os povos originários da região de Santa Cruz de Cabrália (BA); Forte das Cinco Pontas, que abriga o Museu da Cidade do Recife, na capital de Pernambuco; Fortaleza da Barra Grande, sede do Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, no Guarujá (SP); Memorial Câmara Cascudo, que homenageia o maior folclorista Brasileiro, Luís da Câmara Cascudo, em Natal (RN).

Com o Programa de Iluminação Cultural, o Instituto Neoenergia reforça sua atuação no campo da arte e da cultura, que conta também com diversas iniciativas: O Prêmio Inspirar, o Edital Transformando Energia em Cultura, a Caravana Emergia que Transforma, as Oficinas Culturais e Artísticas – OCA, dentre outros. “Reconhecemos a arte e a cultura como feramentas essenciais para a inclusão social, a redução das desigualdades e o alcance do desenvolvimento sustentável”, afirma Renata Chagas, Diretora do Instituto Neoenergia. 

Sobre o Instituto Neoenergia

O Instituto Neoenergia, braço de atuação social da Neoenergia, promove atividades que fortalecem as redes da sociedade civil, colaboram para a redução da desigualdade social, integram a luta contra as mudanças climáticas e contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).