Livro de arte “Augusto Severo: o homem que sonhou voar" conta com arte de Ângela Almeida
Agenda Cultural
Solenidade realizada nesta quinta-feira, no Complexo Cultural Rampa contará com lançamento de livro ilustrado
11 de maio de 2022
O Complexo Cultural Rampa vai sediar o primeiro evento em homenagem a um pioneiro da aviação. O norte-rio-grandense Augusto Severo será homenageado em uma solenidade alusiva aos 120 anos de falecimento do político e inventor. Augusto Severo faleceu extamente no dia 12 de maio de 1902, em Paris, a bordo do seu dirigível Pax, minutos após o início do voo experimental.
A homenagem, realizada pelo Governo do RN em parceria com a UFRN, se liga à curadoria da ocupação artística do projeto “Rampa - arte museu paisagem” devido à relevância de seu nome para a história da aviação mundial. O “voar” será um dos temas abordados pela curadoria deste espaço cultural, que historicamente serviu como base aérea de hidroaviões antes e durante a Segunda Guerra Mundial.
O evento vai contar também com o lançamento do livro “Augusto Severo: o homem que sonhou voar”, da editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN). O livro ilustrado conta com o trabalho e os esforços de Ângela Almeida, jornalista, pesquisadora e artista plástica; Helton Rubiano, jornalista, escritor e editor de livros; Rafael Campos, designer e artista visual e Michele Holanda, publicitária, designer e fotógrafa. São 90 páginas ique enfocam em textos curtos os principais momentos da vida e da carreira de Augusto Severo.
Pioneirismo
Filho de Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão e Feliciana Pedroza de Albuquerque Maranhão, Augusto Severo nasceu no dia 11 de janeiro de 1864, em Macaíba, cidade localizada a 20 km da capital potiguar. Morreu em 12 de maio de 1902, em Paris. Tinha 13 irmãos e um grande sonho: voar. Seus estudos primários foram realizados em Natal e os secundários, na Bahia, onde foi amigo de Ruy Barbosa e Castro Alves. No Rio de Janeiro, iniciou o curso de Engenharia Civil. Antes de concluir o curso, Augusto Severo volta ao RN, iniciando assim uma nova e marcante fase em sua vida: a das invenções. A criação da Pipa, em novo formato, era só o início da carreira do inventor.
SERVIÇO
Cerimônia de celebração aos 120 anos de encantamento de Augusto Severo
Quinta-feira (12), às 15h
Complexo Cultural Rampa – Rua Cel. Flamínio, 1 -bairro de Santos Reis
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022