Casarão da antiga av. Junqueira Aires será restaurado pela ALRN. Foto: Reprodução Tribuna do Norte

É Típico!

IPHAN autoriza Assembleia a restaurar prédio histórico da av. Câmara Cascudo

Casarão onde morou o ex-governador Tavares de Lyra será a nova sede do Memorial do Legislativo Potiguar

11 de dezembro de 2020

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou a intervenção no imóvel histórico da av. Câmara Cascudo, de número 398, localizado vizinho a Fundação Capitania das Artes. O prédio foi adquirido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na atual gestão do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), e será reformado para abrigar o Memorial do Legislativo, com acervo para pesquisa e atividades culturais.

Segundo historiadores, o prédio já foi a residência do ex-governador Tavares de Lyra (1872/1958)  e sede do antigo jornal A República. Trata-se de um casarão do início do século XX, com 500 metros quadrados de área construída. O terreno total tem 2,8 mil metros quadrados. A estrutura em seu interior dispõe de diversas salas, salões, subsolo, quartos amplos e janelões. Desde 1979 o imóvel pertencia a Arquidiocese de Natal.

Para iniciar as obras no local, havia a necessidade de atender as normas de preservação do Iphan, já que se trata de um patrimônio histórico, por isso que a Casa Legislativa fez o pedido ao órgão, que, por sua vez, deu autorização, conforme atendidas as exigências apontadas. Com isso, já é possível instalar procedimento licitatório para a execução das obras.

“A criação de espaços de preservação de memória pelo Poder Público é imprescindível para a compreensão da história. O Memorial do Legislativo Potiguar busca valorizar, portanto, principalmente a história do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte, particularmente no papel social da Casa Legislativa no desenvolvimento da cidadania”, destaca o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira.

O Memorial do Legislativo Potiguar foi implantado, por meio da Resolução 055/2009 e está instalado na sede da Assembleia Legislativa. De acordo com Aluísio Lacerda, chefe de Divisão do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, os profissionais do Memorial, em parceria com o Governo do Estado, serão treinados em museologia para estarem capacitados a exercer o trabalho no local.