João Almino lança “Homem de Papel: da Prosa Machadiana à Construção do Romance no Século XXI"

Agenda Cultural

João Almino, imortal da ABL, participa de noite literária em Natal

Ocupação Literária da Academia Norte-rio-grandense de Letras contará com mesa literária reunindo intelectuais e o escritor convidado

16 de março de 2025

A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL), em parceria com o projeto Ocupação Literária, realizará uma noite especial dedicada à literatura com a presença do renomado escritor potiguar e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) João Almino. O evento acontecerá no dia 24 de março (segunda-feira), a partir das 18h30, no prédio da ANRL, localizado na Rua Mipibu, 443, Petrópolis, em Natal.

O principal destaque da noite será a mesa literária intitulada “Homem de Papel: da Prosa Machadiana à Construção do Romance no Século XXI”. A mesa contará com a participação de João Almino, dos membros da ANRL Humberto Hermenegildo de Araújo, Sônia Maria Fernandes Faustino e Manoel Onofre Jr.; do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e escritor André Tessaro Pelinser; e do editor da revista da Academia Thiago Gonzaga. Além disso, João Almino realizará o lançamento e relançamento de seus livros “Homem de Papel” e “As Cinco Estações do Amor”, respectivamente, e ao final, autografará exemplares para o público presente. Os livros estarão disponíveis para compra.

Ainda no evento, o jornalista Octávio Santiago apresentará a programação da Ocupação Literária 2025. Sua primeira edição aconteceu em abril do ano passado, na Pinacoteca do Estado, com a participação de autores potiguares e de nomes nacionais, como Itamar Vieira Júnior e Bruna Beber. Neste ano, a segunda edição será realizada nos dias 24 e 25 de maio.

João Almino, nascido em Mossoró, é um dos nomes mais relevantes da literatura nacional, com obras que já foram publicadas em diversos países, incluindo Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália e México. Almino também foi várias vezes indicado ou finalista dos prêmios Jabuti, Portugal-Telecom e São Paulo de Literatura, e vencedor dos prêmios Passo Fundo e Casa de las Americas.

A atividade é aberta ao público.