Oficina ensina a fotografar cenários e pessoas com smartphones. Foto João Maria Alves

Agenda Cultural

João Maria Alves ensina a potencializar a fotografia pelo celular

Experiente fotojornalista potiguar ministra curso gratuito de fotografia. Oficinas terão opção presencial, na praia de Sagi, ou pela internet

07 de fevereiro de 2021

Quanto vale um “like” no admirável mundo novo de selfies e exposição na internet? Grande parcela da humanidade supervaloriza hoje a imagem capturada pelas lentes e reproduzida pelas redes sociais. É nesse sentido, num universo cada vez mais refém do digital, que caminha a Oficina Básica de Fotografia pelo Celular, a cargo do mestre fotógrafo João Maria Alves, marcada para os dias 11 e 12 de fevereiro no Centro Cultural Casa de Taipa, no Sagi. Uma oportunidade rara para potencializar smartphones, ou mesmo os não tão “smart” assim, como instrumentos para eternizar com mais precisão paisagens, pessoas e objetos.

João Maria Alves é um profissional potiguar renomado que acompanhou a evolução da tecnologia que trocou as máquinas fotográficas digitais por celulares. Um passado recente acompanhado pelo fotógrafo com 40 anos de carreira e passagem marcante, com registro de momentos históricos, pelos maiores jornais do Rio Grande do Norte. Esse artista da foto que já teve trabalhos expostos no exterior, a exemplo de Áustria e Alemanha, afirma que os dois equipamentos, câmera e celular, mesmo diferenciados se aproximam se por trás deles existir talento: “Não é o equipamento que faz um bom fotógrafo, mas o olhar aguçado e observador da cena a ser fotografada”.

 

O talento agregado à persistência e olhar atento pode fazer a diferença, segundo ensina João Maria. “Para definir uma boa foto é preciso persistir sempre, mesmo sendo um iniciante. E ficar atento a tudo o que está ao redor e não passar despercebido uma boa foto, como um bom observador do cotidiano”, ensina. Essa é apenas uma das lições do mestre, que promete um conteúdo básico para deixar os inscritos na oficina e os que acompanharem a oficina on line mais afinados com a arte de fotografar e fazer bonito: “Espero transformar sonho em realidade, fazendo do olhar o espelho da alma”, antevê o artista.

Na Oficina Básica para Fotografias pelo Celular, o participante entrará em contato com técnicas facilitadoras para fazer bons registros. “O conteúdo vai desde os primeiros passos de como compor uma boa foto, apurar o olhar e técnicas relevantes, mas simples, e que podem desembaraçar o assunto a ser explorado”, explica João Maria. E isso mesmo sem ter o mais top dos tops dos celulares na mão, como tranquiliza o professor: “Qualquer celular pode fazer uma boa foto. E isso se aplica também ao profissional da fotografia”. E vai além:” Os inscritos terão oportunidade de adquirir conhecimento não só pelo celular, como algumas técnicas que irei abordar como se fosse numa câmera profissional”.

João Maria Alves alerta que a oficina será super útil também para quem pensa em ganhar algum dinheiro fotografando, ainda mais num estado como o Rio Grande do Norte cheio de belezas naturais: “Aprender a fotografar pelo celular pode sim gerar renda, desde que a resolução seja a mais alta possível e que, ao copiar a foto, seja preciso no limite das dimensões em ampliá-las”.

Toques importantes como esses serão repassados em aulas práticas e teóricas no Sagi na véspera do carnaval que não vai acontecer. Os oito inscritos presenciais, que obedecerão aos protocolos necessários criados pela pandemia da Covid-19, participarão também de um concurso de fotografia que acontece dia 13, sábado de carnaval. Nesse dia mostrarão o que aprenderam tendo como objeto de fotografia a Cobra do Cabeludo, armação artesanal de chita e ferro de 20 metros que imita uma jibóia e que desfilará no oitavo ano de história do bloco tradicional, sem a presença de público, na sede do Centro Cultural Casa de Taipa.

A Oficina Básica de Fotografia pelo Celular é uma realização do Centro Cultural Casa de Taipa e conta com recursos da lei Aldir Blanc do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto do Governo do Rio Grande do Norte, da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal.

O uso de máscara é obrigatório para os alunos presenciais. As aulas podem ser vistas on line nos dias 11 e 12 de fevereiro, a partir das 8h30 da manhã e 14h30 da tarde pelo Instagram do Centro Cultural Casa de Taipa: @centroculturalcasade

Oficina Básica de Fotografia pelo Celular, com João Maria Alves. Dias 11 e 12 de janeiro de 2021 no Centro Cultural Casa de Taipa, no Sagi. On line: @centroculturalcasade