Júnior Dantas como Super Chagô: Inspiração nos ancestrais. Foto: Rodrigo M enezes

Agenda Cultural

Junior Dantas estreia websérie infantil sobre herói preto

Personagem “Super Nagô” ressalta representatividade e autoestima na série “O Pequeno Herói Preto”

02 de março de 2021

Um herói para quebrar estereótipos e encantar as crianças com empatia e representatividade. Assim surge “O Pequeno Herói Preto”, webesérie desenvolvida pelo ator Junior Dantas ao longo dos três últimos anos. A primeira temporada chega no dia 7 de março, no canal do YouTube

Com um episódio a cada semana, a websérie narra a jornada de um youtuber de 10 anos chamado Super Nagô, na qual leva os conhecimentos de seus antepassados e da natureza para transmitir uma mensagem de amor, tolerância e empatia entre as pessoas.

Nascido em Natal, o Junior Dantas consolidou sua  carreira no Rio de Janeiro como ator e autor teatral e já foi premiado pela adaptação do clássico literário de Saint Exupéry, “O Pequeno Príncipe Preto”. Dantas desenvolveu a websérie na qual aprofunda e questões já trabalhadas na peça anterior: brasilidade, representatividade e autoestima. O roteiro é do próprio Junior, tem a colaboração da escritora Kiusam de Oliveira e direção de Rodrigo Menezes.

“Desde criança eu sentia falta de personagens que parecessem comigo. Na infância, é comum brincar de ser super-herói e heroína e, na TV da época, o que eu encontrava eram heróis que não tinham características físicas como as minhas, nem com a população brasileira”, relembra Junior que, para dar vida à Super Nagô, se inspirou nas brincadeiras com suas sobrinhas, no trabalho anterior e na sua experiência na internet com o público infanto-juvenil.

“Fui anotando tudo num caderninho como parte da minha pesquisa, cujo intuito é quebrar padrões, instigando a observação de pequenas ações que nos fazem pessoas melhores. Mais que esperar por um herói como os das mitologias, destaco que todos temos poderes - e que isso nos faz heróis e heroínas. Como na prática de pequenas ações do dia-a-dia, por exemplo, quando fazemos um bom uso do poder interno que possuímos e transformamos o dia de alguém”, reflete o artista potiguar, que empresta seu sotaque ao personagem.

A cada episódio, o personagem apresentará quadros lúdicos com a participação de convidados-heróis do dia-a-dia, como Eduarda e Helena, as Pretinhas Leitoras, o cantor Flavio Renegado e o ex-gari, influencer e rapper Jota Jr. Com conteúdo educativo, a websérie traz contação de histórias, artesanato, dicas de leituras, músicas e filmes. Brincadeiras típicas do continente africano, como a Matacuzana, Saltando Feijão e Terra Mar, reforçam o perfil cultural do projeto.

Fonte: Release