Equipe do Kurta na Kombi, projeto que percorre cidades levando cinema e ações sustentáveis
Agenda Cultural
Projeto realiza 'O Cinema é Rio' com foco nas questões socioambientais e climáticas atuais, adotando o compromisso global da Agenda 2030
12 de setembro de 2024
Depois do sucesso em Cerro Corá, São Paulo do Potengi e São Tomé, o Kurta na Kombi chega nesta quinta-feira (12) ao município de São Gonçalo do Amarante para dar prosseguimento à itinerância ‘O Cinema é Rio’. Este projeto consiste em uma circulação pelos municípios do Rio Grande do Norte situados ao longo do Rio Potengi. A programação integra cinema, educação e meio ambiente de forma gratuita, com acessibilidade comunicacional garantida através de tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A itinerância 'O Cinema é Rio' foca nas questões socioambientais e climáticas atuais, adotando o compromisso global da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa promove oficinas, rodas de conversa e mostras de cinema. Seu objetivo é incentivar a reflexão e o engajamento do público em ações que contribuam para um mundo mais justo, igualitário e sustentável.
Marcelle Silva, produtora do Coletivo Kurta na Kombi, expressa sua alegria em circular por tantos lugares diferentes. “Cada cidade por onde passa o projeto, nos coloca diante de novas paisagens, públicos, trabalhadores da cultura e apoiadores. Isso faz com que cada sessão seja uma experiência única, capaz de construir novas memórias naquele território.”
As ações do Kurta na Kombi em São Gonçalo começam na quinta-feira (12) às 15h na Comunidade Uruaçú na Escola Municipal Joaquim Victor de Holanda com a roda de conversa “A importância dos Viveiros na construção de ambientes mais sustentáveis” com Leonardo Emiliano, que tem suas origens na comunidade de Uruaçu e possui formação como Técnico em Agropecuária pela Escola Agrícola Jundiaí. É idealizador e gestor da empresa Muda Viva, que produz mudas de hortaliças.
Depois, às 16h tem Mostra de Cinema Ambiental com os seguintes curtas brasileiros: Lagrimar (Dir. Paula Vanina RN, 2024), Cores Queimam (Dir. Felippy Damian – MT, 2024), Diálogos Indígenas do Nosso Tempo (Dir. Gustavo Guedes – RN, 2023) e Sobre a Cabeça os Aviões (Dir. Amanda Costa e Fausto Borges, GO, 2024).
Na sexta-feira (13), a Comunidade Pajuçara receberá as atividades do Kurta na Kombi. Às 07h, na Escola Municipal Joaquim Inês do Nascimento, haverá uma Oficina de Brinquedos Ópticos, voltada para crianças entre 6 e 12 anos. Nesta atividade, as crianças serão incentivadas a desenvolver suas próprias narrativas cinematográficas. Às 19h tem exibições dos curtas: A Baleia Mágica (Dir. Douglas Alves Ferreira – SP, 2022), Bati da Vila (Dir. Raquel Cardozo – RN, 2024), A Cabaça da Criação (Dir. Altemir Avlis, Gil Leal e Ramon Bezerra – RN, 2022) e Mel da Floresta – Xingu (Dir. Leonardo Sant’Ana – MT, 2024).
A circulação do Kurta na Kombi: Itinerância O Cinema é Rio é patrocinada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto via programa Cultural Câmara Cascudo, e Potigás via Edital Natural como Fazer o Bem. Apoio: PeduBreu Produções, Muda Viva, Escola Municipal Joaquim Victor de Holanda e Escola Municipal Joaquim Inês do Nascimento. A produção é do Coletivo Kurta na Kombi e realização: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio: PeduBreu Produções, Muda Viva, Escola Municipal Joaquim Victor de Holanda e Escola Municipal Joaquim Inês do Nascimento.
Kurta na Kombi
O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante, criado em 2019, na cidade do Natal/RN, que desenvolve gratuitamente atividades de formação, circulação e exibição audiovisual com o objetivo contribuir na democratização do acesso ao cinema brasileiro e potiguar. As ações se propõem à ocupação de espaços públicos acontecendo em ruas, praças, áreas de lazer, escolas e espaços culturais que são transformados em salas de cinema ao ar livre, priorizando territórios em situação de vulnerabilidade. Ao longo dos seus 04 anos de existência, o coletivo realizou 126 sessões de cinema, percorrendo 24 bairros da cidade do Natal, 25 cidades, e 05 estados brasileiros, exibindo 380 curtas-metragens potiguares e atendendo 14.000 pessoas. A trajetória e relevância cultural do coletivo foram reconhecidas em 2023 quando recebeu o certificado como Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva.
Veja a programação em São Gonçalo do Amarante
Dia 12/09 (quinta) - Comunidade Uruaçú
15h00 - Roda de conversa “A importância dos Viveiros na construção de ambientes mais sustentáveis” com Leonardo Emiliano Barbosa
16h00 - Mostra de Cinema (com distribuição de pipoca )
Dia 13/09 (sexta) -
07h00 - Oficina de brinquedos ópticos
19h00 - Mostra de Cinema (com distribuição de pipoca )
A programação é gratuita e conta com recursos de acessibilidade.
SERVIÇO:
Kurta na Kombi: Itinerância O Cinema é Rio
12/09 e 13/09 em São Gonçalo do Amarante
Acesso gratuito
Acessibilidade comunicacional durante as mostras de cinema com intérprete de libras para tradução simultânea.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022