Pernil suíno fatiado é um dos favoritos do colunista

Colunas

Lama Bar: 'Novato' no Beco da Lama investe em cardápio diferenciado

Cozinheiro Cláudio Abdon aposta em pratos da culinária nordestina, com destaque para o pernil suíno

10 de julho de 2022

Cefas Carvalho

A revitalização do Beco da Lama, nome poético dado à Rua José Ivo, no Centro Histórico de Natal, tanto garantiu a permanência e melhoria de bares lendários do local como atraiu empreendedores, alguns que frequentavam o Beco, a se aventurarem em abrir bares e restaurantes no espaço agora colorido com a arte urbana e iluminado. É o caso do Lama Bar, fundado em outubro de 2021, e que comandado pelo proprietário e cozinheiro Cláudio Abdon vem não apenas se consolidando no Centro como chamando a atenção pelas propostas e pelo cardápio.

Segundo Abdon, natalense de 57 anos nascido e criado na Cidade Alta, também fotógrafo e frequentador do Beco, "a intenção do Lama Bar sempre foi fazer diferença, principalmente em relação ao cardápio, fazer tira-gostos diferentes, então no início evitamos frituras e investimos em pratos como Rabada, Língua, Moela com farofa de ovos, este era o carro-chefe da casa, mas temos que nos adaptar aos pedidos dos frequentadores e aos hábitos, então incluímos caldos e algumas frituras", explica, registrando que o cardápio hoje tanto apresenta petiscos convencionais, como camarão e Frango a passarinho, como os pratos menos ortodoxos.

"Queremos apostar ainda nesse cardápio variado, então diariamente temos caldo de ova e camarão, e ainda Maxixada, que faz sucesso", explica. Outro prato que vem saindo bastante é o Caldo de mocotó com creme de macaxeira, realmente muito bom. Todos os pratos do Lama Bar que provei me agradaram, como a Paçoca de carne de sol, servida ao modo tradicional, com feijão verde e vinagrete e os pastéis, muito bem recheados e servidos. Ah, o local agora serve o mais típico dos petiscos litorâneos potiguares, a Ginga, aquele peixinho frito que é uma iguaria com apelo turístico e cai bem com tapioca. 

Das iguarias regionais servidas na casa, destaque para a tripa frita.

Outro prato que faz sucesso na casa é a Tripa frita com batata doce e farofa. Mas, minha paixão entre as iguarias do estabelecimento é o Pernil suíno fatiado, que remete aos tempos de morador do Centro de São Paulo, onde pernil é quase onipresente e serve como almoço, janta, tira gosto e lanche. O pernil feito por Cláudio é temperado e no ponto, o que vem atraindo os clientes. "Sobre o pernil suíno, chegamos a assar dois pernis em um sábado hoje por encomenda", lembra.

O colunista e o anfitrião Cláudio Abdon: Decoração traz detalhes da fotografia, outra habilidade do cozinheiro

Cláudio registra que alguns pratos estão sendo feitos apenas por encomenda, "por que não tem tanta saída e só trabalhamos com carnes e produtos frescos". Entre os pratos por encomenda, Rabada, Língua ao molho madeira, entre outros, "basta a pessoa me mandar um zap um ou dois dias antes e dizer se vem pegar o prato ou sentar à mesa com outras pessoas. Em um sábado desses, doze pessoas encomendaram uma Galinha Caipira com arroz na graxa e pirão, e ficaram no bar de meio dia a sete da noite", explica. I

nfelizmente eu não estava entre esses doze privilegiados, mas, enfim, vida que segue. Ah, sobre os preços, Abdon ressalta que o prato mais caro é o Camarão alho e óleo flambado com conhaque, 45 reais. A maioria gravita entre 25 e 35 reais para duas ou três pessoas. A ginga sai por 12 reais e os pastéis e caldos são bem em conta. Um atrativo à parte é a decoração interna, que lembra bares antigos, e ainda comporta umas mesas para quem quiser ficar lá por dentro. Vale muito a pena.

FIQUE LIGADO

Lama Bar
Rua Dr. José Ivo, Beco da Lama, primeiro bar na entrada pela Ulisses Caldas.
Funciona de terça a sábado, das 12h às 19h
Zap para encomenda de pratos: 84 99915-9668