Escritor Aluísio Azeve4do Júnior retoma programação das Quintas Literárias

Agenda Cultural

Lançamento de obra na Manimbu celebra Semana da Arte Moderna de 1922 e retorno das Quintas Literária

Diretor da livraria Aluísio Azevedo Júnior lança "Anarquia dos Cafezais", obra publicada em 2020 mas sem lançamento presencial

16 de novembro de 2022

Cefas Carvalho

Nesta quinta-feira, dia 17, das 16h às 21h, a Livraria Manimbu volta a abrir suas portas para um lançamento literário. Trata-se de "Anarquia dos Cafezais", de Aluísio Azevedo Júnior, publicado em 2020, em pleno estado crítico da pandemia de Covid, o que inviabilizou o lançamento presencial e o autor não quis lançá-lo virtualmente.

"Preferi esperar o momento adequado para fazer um lançamento que me permitisse não apenas reunir pessoas mas para retomar o projeto Quintas Literárias", afirma Aluísio. Ele se refere ao projeto que ele encampou em sua antiga Livraria Nobel entre 2015 e 2019 que realizava às quintas-feiras saraus e encontros literários e multiculturais, com exposições e palestras. O projeto, que durou quatro anos, foi um sucesso e mobilizou centenas de artistas natalenses e de todo o Estado. 

"Nos meses de dezembro e janeiro é natural que haja uma diminuição das atividades, mas a intenção é consolidar o projeto Quintas Literárias em 2023", explica o escritor, que também é o coordenador da Manimbu, única livraria de rua em atividade no Rio Grande do Norte e ainda diretor da Editora Unilivrerira. Aluísio prepara para 2023 exposições de artes visuais e programações alternativas para expandir o leque das Quintas Literárias.

SOBRE O LIVRO

Vencedor de prêmio de incentivo à publicação em edital do MINC em 2018, "Anarquia dos cafezais" é uma espécie de distopia que homenageia o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, paralelamente narrando a engenhosa revolução dos pinholés de Cafezais.

SOBRE O AUTOR

Aluísio Azevedo Júnior tem onze livros publicados, entre poesia e prosa, com destaque para "Havana" e "Raios de sal". Atualmente preside a União Brasileira de Escritores (UBE) secção RN. Como artista plástico tem diversas exposições coletivas.