Encontro com pesquisador Zé Dias terá mediação do diretor da entidade, Fernando Virgilio

Agenda Cultural

Live com Zé Dias e Fernando Virgilio promete passeio pela música potiguar na MPB

“O Rio Grande do Norte como cenário da música popular brasileira” será transmitido pelo canal do Sesc RN, nesta terça-feira (19)

18 de janeiro de 2021

Reconhecido pela memória de enciclopédia quando o assunto é música potiguar no contexto da MPB, o produtor cultural e pesquisador José Dias é o convidado do Sesc RN na Live que terá como tema “O Rio Grande do Norte como cenário da música popular brasileira”, nesta terça-feira (19), a partir das 19h. O encontro terá mediação do diretor regional da entidade, Fernando Virgilio.

A transmissão será pelo canal do youtube do Sesc RN, instituição do Sistema Fecomércio.  A live abordará aspectos da MPB nacional e local. Traçará um breve histórico, com relato do convidado sobre seu envolvimento em iniciativas como o Projeto Pixinguinha e o Seis e Meia. Além de debater questões ligadas ao mercado profissional, a qualidade musical e os artistas de destaque, tendo em vista que muitos potiguares estão em evidencia no Brasil.

Histórias e canções são a praia de Zé Dias há pelo menos 30 anos, como produtor cultural de grandes projetos e de artistas locais, como a cantora Khrystal. Há alguns anos ele transformou seu conhecimento em aula-espetáculo composta da história musical e trilha sonora ao vivo.

A história começa nos primórdios do século XX, através das modinhas, cocos e chorinhos, indo pelo xote e forró, a bossa nova e todas as sonoridades que já tiveram representação no cenário potiguar e brasileiro. Também destaca os festivais de música e os projetos musicais que marcaram época na agenda cultural da cidade.