O livro trata da formação de extensos domínios territoriais no Brasil nos séculos XVII e XVIII.

Agenda Cultural

Livro aborda a história das grandes propriedades no  Brasil

"Senhorios Coloniais: direitos e chicanas forenses na formação da propriedade na América Portuguesa" chega ao leitor pela Editora Proprietas

26 de julho de 2022

A professora associada do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenadora da Plataforma Sesmarias do Império Luso-Brasileiro (SILB), Carmen Alveal, lança o livro "Senhorios Coloniais: direitos e chicanas forenses na formação da propriedade na América Portuguesa". O livro trata da formação de extensos domínios territoriais no Brasil nos séculos XVII e XVIII. Assim, revela ao leitor os conflitos fundiários do período e de como os grandes proprietários de terras se valiam do direito e até mesmo da usurpação e má-fé processual na busca por legitimar a posse da terra. 

O lançamento foi realizado no Rio de Janeiro, onde reside a autora, na Blooks Livraria, Espaço Itaú de Cinema, em conjunto com outros lançamentos da Editora Proprietas, especializada na abordagem dos acontecimentos e personagens sob a perspectiva da historiografia desenvolvida no país. O objetivo da editora é justamente ampliar o debate sobre questões que muitas vezes ficam restritas ao universo acadêmico.

Com atuação em Portugal e no Brasil, a editora tem como missão promover a cultura e o pensamento crítico através da produção de livros de artes, ciências humanas e da natureza aos falantes da língua portuguesa. A Editora é fruto do INCT Proprietas – Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A produção das obras tem apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

 

Acesse o site da Editora AQUI