José Roberto Bezerra costura os laços entre a região do Seridó e os povos da região portuguesa de A

Reportagens

Livro aborda história de famílias pioneiras dos Açores na ocupação do Seridó

Primeira obra literária do seridoense José Roberto Bezerra de Medeiros terá lançamento nesta quinta (8) na Galeria Fernando Chiriboga

06 de dezembro de 2022

Uma história de genealogia e laços entre a região do Seridó e os povos da região portuguesa de Açores. Este foi o caminho percorrido pelo engenheiro e escritor caicoense José Roberto Bezerra de Medeiros para escrever seu primeiro livro "Famílias Pioneiras dos Açores e do Seridó". A obra será lançada na próxima quinta-feira (9) em Natal, na Galeria Fernando Chiriboga, no 3º piso do Midway Mall, das 18h às 21h, em evento para convidados e público em geral interessado na leitura do tema.  

Após muitos anos dedicados ao trabalho em cargos de gestão e presidência das concessionárias de distribuição de energia elétrica como a Neoenergia Cosern e a Neoenergia Coelba, o engenheiro eletricista José Roberto Bezerra de Medeiros decidiu desbravar um novo caminho, o da literatura. Resultado de pesquisas históricas e genealógicas para a comprovação da ascendência sefardita (termo usado para referir aos descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha) de sua família e de outras tantas que compõem a estrutura familiar formadora da sociedade dos sertões do Seridó do RN, o livro convida o leitor para uma viagem ao tempo, dividida em 17 capítulos em mais de 500 páginas, nas quais são traçados contextos históricos das famílias pioneiras dos Açores (região de Portugal) e do Seridó (região do RN), com revelações de como se formaram e como se relacionaram nos dois lados do Atlântico.

 “Famílias Pioneiras dos Açores e do Seridó” é fruto de um trabalho minucioso, onde o autor costura fatos históricos importantes, desde as Grandes Navegações dos Açores ao Brasil, passando pelos relatos sombrios da Inquisição, na qual antepassados sefarditas do povo seridoense sofreram perversos suplícios. As pesquisas foram iniciadas há anlguns anos, mas a escrita da obra ocorreu no início do período pandêmico, quando o autor se viu inquieto quanto a história dos seus descendentes e formação das famílias do Seridó do RN.

“No verão de 2020, após uma conversa com minha irmã Luciane Maria Bezerra de Medeiros, que tem muita afinidade com estudos genealógicos e já vinha pesquisando as origens da nossa família, embarcamos longe nesse papo sobre genealogias. Eu fiquei inquieto, aprofundei, fiz pesquisas e partimos para esta aventura com a finalidade de chegarmos aos nossos antepassados, suas histórias, mas, neste percurso, percebi que poderia contribuir, inclusive, com a história do RN, com ênfase nos seridoenses”, relata José Roberto. 

As histórias também tratam de hábitos, costumes, fé, devoção e os elos familiares, entregando ao leitor uma delineação das sociedades açoriana e seridoense no período da Idade Moderna. A revisora da obra e irmã do autor, Leila Maria Medeiros de Chiriboga, descreve o livro como “uma obra de inestimável valor, que vem contribuir grandemente para a compreensão de importantes acontecimentos que marcam a história do nosso Seridó. Retrata, sobretudo, a saga dos valentes colonizadores da região, que deixaram sua terra natal em busca de um novo porvir”.

Serviço

Lançamento de "Famílias Pioneiras dos Açores e do Seridó", de José Roberto Bezerra de Medeiros

Quinta-feira (8), das 18h às 21h 

Local: Galeria Fernando Chiriboga – Midway Mall 3º piso