Narrativa é construída por textos, ilustrações e imagens. A foto acima é de Gonzaga Neto

Reportagens

Livro abre as janelas do isolamento

Artistas do RN e de todas as regiões do Brasil unem-se para lançar livro de percepções durante quarentena

06 de agosto de 2020

Por Jana Maia | Jornalista

Mergulhos, das nossas janelas, trata da junção de pensamentos, sentimentos e notas impulsionados pela vivência diversa durante o isolamento social. A narrativa é tecida através de fotografias, poesias, colagens, ilustrações, textos e vários espectros de arte por 64 artistas, sendo 50 mulheres talentosíssimas dispostas a compartilhar suas visões em tempos tão complexos. As/os artistas que colaboraram no livro são de todas as regiões do país, sendo do Rio Grande do Norte, Caroline Macedo e Gonzaga Neto, que atualmente vive em Moçambique.

A ideia do projeto nasceu com Daniel Ianae, um artista paulista que colabora no livro também como editor e com peças de poesias e colagens. Daniel começou a escrever diários durante a quarentena e acabou expandindo essa ideia ao chamar outras pessoas para colaborar numa espécie de “diário coletivo”. O projeto, que começou com amigos próximos dele alimentando uma espécie de “blog” no Google Drive, evoluiu para uma criação coletiva, que faz um verdadeiro encontro de desconhecidos de diferentes lugares do país num momento em que a distância é um dos temas centrais da vida em sociedade.

Capa de 'Mergulhos, das nossas janelas,' ilustrado por Anna Charlie

A fotógrafa potiguar, Caroline Macedo, colabora no livro com uma composição de fotos intitulada Ver o crescimento das coisas de perto a cada dia, que são observações pessoais sobre crescimento de situações diversas, durante esse período no qual as emoções estão observadas e sentidas sob a lente de uma lupa. No compilado de artes você encontra nomes como Laura Ataíde, Maria Abelhas, Anna Charlie, Ana Carolina Haddad e Minna Niná.   

O livro, que foi feito através de um processo aberto no qual cada artista enviava um pouco de seus trabalhos por e-mail, levou três meses para ser concluído, foi diagramado pela artista Anna Charlie, e atualmente está disponível para pedido na plataforma Catarse até o dia 17 de agosto. Nela você pode adquiri-lo, assim como outras recompensas relacionadas ao projeto, como cartões-postais, marcadores de páginas, posters e muito mais. O dinheiro de toda venda será utilizado para imprimir, enviar e também apoiar uma instituição de pessoas em situação de vulnerabilidade.    

Para saber mais acesse: https://www.catarse.me/livromergulhos