Livro também é ilustrado por uma jovem autista, a artista Rebeca Lima Leite

Agenda Cultural

Livro ajuda a comprender e se relacionar com pessoas com autismo

Tuca e Nosso Mundo Azul, da escritora Flávia Machado, será lançado próximo sábado (23)

19 de abril de 2022

Uma história em tons de azul e cheia de delicadeza e empatia. Assim é ‘Tuca e nosso mundo azul’, livro da psicopedagoga e escritora Flávia Machado, que será lançado no próximo sábado, dia 23. A obra aborda a vida do menino Tuca e fala sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista, mas vai mais além: por meio de exemplos lúdicos e uma construção textual em rimas, o livro fala sobre inclusão e superação diária.

‘Tuca e nosso mundo azul’ já estava pronto há bastante tempo, mas a pandemia atrapalhou os planos de lançamento do livro, pois a autoria tinha o entendimento de que, para o tema, a interação e troca de emoções ensejadas pela história só faziam sentido em um evento ao vivo e em cores. Por isso escolheu o mês de abril, em que tradicionalmente se trabalha a campanha Abril Azul, que busca dar visibilidade à importância da conscientização sobre o Autismo.

Duas características especiais da obra merecem destaque: é que as ilustrações foram todas elaboradas por uma jovem autista, Rebeca Lima Leite, atualmente com 18 anos. A outra, é que Tuca foi inspirado por dois pequenos que a profissional Flávia atendia, dos quais ela ‘pinçou’ características e passagens que fazem parte do enredo. Esta deve ser a etapa inaugural de uma série de outros livros, em que Flávia pretende abordar o convívio e a inclusão de pessoas com TEA em diversos ambientes e situações. Vida longa a Tuca!

O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que altera o padrão da linguagem, a interação social e a comunicação, e tem características definidas que podem causar dificuldades na aprendizagem em diferentes áreas do desenvolvimento. O diagnóstico pode acontecer nos primeiros dois anos de idade, mas alguns sinais são perceptíveis a partir dos três meses de vida. Quando há a confirmação, é importante que sejam implementadas na rotina da criança algumas intervenções, para estimular a superação de barreiras que o Autismo implica, principalmente nas capacidades funcionais.
 
Sobre a Autora
Flávia Machado é psicopedagoga, especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Ceará e atua na área de Educação Inclusiva desde 2001, tendo larga experiência em avaliação e intervenção psicopedagógica.
 
Serviço:
Lançamento do livro ‘Tuca e nosso mundo azul’, da autora Flávia Machado
Data/Local: Dia 23 de abril (sábado), das 15 às 18h00, na Cidade da Criança
Valor e forma de aquisição: R$ 40,00, em espécie, Pix ou Transferência