Livro remonta a história e as potencialidades de Arez

Agenda Cultural

Livro "Conhecer Arez" compila textos sobre história, cultura e economia do litoral sul

Famosa pelas belezas naturais e protagonismo histórico, Arez ainda é pouco visitada se comparar com as cidades vizinhas mais badaladas

05 de julho de 2022

O litoral sul do Rio Grande do Norte ainda tem recantos pouco explorados pelo turismo. Um desses lugares é Arez, localidade do litoral oriental a 61 km de Natal. A cidade possui um potencial cultural e paisagístico que vale um mergulho na história do município que comemora  252 anos. A importância do lugar para a história do RN pode ser visto no livro “Conhecer Arez: histórias, memórias e culturas”, organizado pelos professores Francisco Firmino Sales Neto, Aldilene Marinho César Almeida Diniz e Diego Firmino Chacon e publicado pela editora Arribaçã. A publicação foi lançada no dia 21 de junho e reúne dados do projeto de pesquisa “De Guaraíras a Arez: dinâmicas sociais e processos históricos de formação de uma espacialidade local (séculos XVII a XX)", sob a coordenação do professor Francisco.

A obra traz um compilado de produções acadêmicas que tratam sobre o município na esfera histórica, cultural, ambiental etc. “Um arcabouço de saberes, conhecimentos e fenômenos que envolvem Arez. historiográficos e também um conteúdo sobre a economia local”, escreveu o titular da obra. Dentre os capítulos está Histórias de aparecimento: os Indígenas da Vila de Arez; A Inquisição em Arez: mulheres indígenas e outros personagens na história da cidade ; Resquícios do tempo: os Livros de Notas da Vila de Arez; A produção e os antigos engenhos de açúcar do litoral oriental potiguar: uma perspectiva histórica; O frontão do cemitério de Arez: história, memória e patrimônio. O livro físico foi editado em parceria com a Prefeitura Municipal de Arez, por meio das Secretarias de Cultura, de Educação e de Comunicação e semana passada a obra foi distribuída nas escolas para integrar atividades.