Obra reúne primeiras crônicas de Carlos de Souza
É Típico!
Cartas Obscenas de Linda Baptista reúne textos publicados na Tribuna do Norte pelo jornalista e escritor Carlos de Souza, falecido em 2019
09 de maio de 2023
O Sebo Vermelho lança neste sábado, a partir das 10h, o livro Cartas Obscenas de Linda Baptista (88 págs., R$ 40), uma edição póstuma que reúne as primeiras crônicas publicadas pelo jornalista e escritor Carlos de Souza (1959-2019), sob pseudônimo, no jornal Tribuna do Norte durante o ano de 1987. O livro foi organizado pelo filho do escritor, o também jornalista Alex de Souza.
Nos anos 1980, o caderno de Domingo da Tribuna do Norte era o principal caderno cultural do estado e reunia uma geração de peso da imprensa potiguar, com colaboradores de peso, como Dorian Gray Caldas, Jaime Hipólito Dantas, Veríssimo de Melo. Além deles, uma nova geração de escritores e jornalistas disputava espaço para seus escritos. Nomes como Tácito Costa, Carlos Peixoto, João Batista de Moraes Neto, Marize Castro, Adriano de Sousa, entre outros, colaboravam esporadicamente a cada semana nas páginas do jornal.
Foi neste cenário que surgiram em meados de 1987, no espaço do leitor, durante a semana, cartas assinadas por uma tal Linda Baptista, comentando os textos do caderno, com muito humor e ironia, e falando também sobre a vida boêmia e cultural da capital. Os textos chamaram a atenção dos leitores e, após algumas semanas, ganharam espaço próprio no caderno de Domingo. Eram as “Cartas Obs-Cenas de Linda Baptista”.
O que poucos sabiam era que Linda Baptista, na verdade, era um pseudônimo do jovem repórter Francisco Carlos, que ensaiava suas primeiras pautas no tradicional jornal da família Alves. No entanto, a linguagem lírica e despojada utilizada nas crônicas, que chamou a atenção do público, também foi a causa do cancelamento do espaço, após alguns meses, encerrando a carreira meteórica de Linda Baptista nas páginas de domingo. Tempos depois, Francisco Carlos passaria a publicar seus textos agora com o nome de Carlos de Souza, alcunha sob a qual fez história na imprensa norte-rio-grandense.
Quase quatro décadas depois, esse fato curioso da imprensa potiguar é resgatado pela editora Sebo Vermelho, que reuniu essas crônicas sob o título de “Cartas Obscenas de Linda Baptista”. A organização do volume ficou por conta do filho do autor, o jornalista Alex de Souza, que mergulhou nos arquivos para compilar estes textos. A publicação marca o aniversário do autor, que estaria completando 64 anos no dia 15 de maio, se estivesse vivo. A família convida amigos e admiradores para celebrar a memória de Carlos de Souza durante o lançamento.
Lançamento – Cartas Obscenas de Linda Baptista
88 páginas – R$ 40. Lançamento próximo sábado (13)
Local: Sebo Vermelho – Avenida Rio Branco, 705 – Cidade Alta – Natal/RN
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022