Edição lúdica e ricamente ilustrada narra a trajetória do inventor nascido no Rio Grande do Norte

Agenda Cultural

Livro sobre Augusto Severo é lançado em escola de Macaíba

A obra lançada em maio passado pela editora da UFRN chega aos alunos da Escola Municipal Augusto Severo

22 de novembro de 2022

O livro  "Augusto Severo: o homem que sonhou voar” segue seu sobrevoo pelas instituições culturais e educativas do Rio Grande do Norte. A próxima parada é nesta terça-feira (22) na Escola Municipal Augusto Severo, em Macaíba. A escola está adotando a biografia ilustrada do inventor potiguar produzida em homenagem aos 120 anos da sua morte, completados no dia 12 de maio de 2022. São 90 páginas que focam em textos curtos os principais momentos da vida e da carreira de Augusto Severo. 

Lançado pela editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN), o livro foi elaborado de forma compartilhada, com ilustrações de  Ângela Almeida, jornalista, pesquisadora e artista plástica; Helton Rubiano, jornalista, escritor e editor de livros; Rafael Campos, designer e artista visual e Michele Holanda, publicitária, designer e fotógrafa. 

A edição lúdica é voltada para o  público infantojuvenil, mas também pode ser apreciada por leitores adultos. A proposta visual é a montagem digital de imagens plásticas e fotografias. Com esse intuito, foram exploradas obras de artistas estrangeiros e outras de artistas potiguares, como Newton Navarro e Erasmo Andrade, além de fotografias do caicoense José Ezelino da Costa. 

Pioneirismo

Filho de Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão e Feliciana Pedroza de Albuquerque Maranhão, Augusto Severo nasceu no dia 11 de janeiro de 1864, em Macaíba, cidade localizada a 20 km da capital potiguar. Morreu em 12 de maio de 1902, em Paris. Tinha 13 irmãos e um grande sonho: voar. Seus estudos primários foram realizados em Natal e os secundários, na Bahia, onde foi amigo de Ruy Barbosa e Castro Alves. No Rio de Janeiro, iniciou o curso de Engenharia Civil. Antes de concluir o curso, Augusto Severo volta ao RN, iniciando assim uma nova e marcante fase em sua vida: a das invenções. A criação da Pipa, em novo formato, era só o início da carreira do inventor.