Xereta, ou Mazinho para os íntimos, já foi malabarista e equilibrista. Foto: Rita Machado

Agenda Cultural

Livro sobre o Palhaço Xereta vai ajudar o artista natalense

Cidade Encantada do Xereta, de Ianne Maria e Rita Machado, revela o cotidiano do artista circense conhecido das periferias natalenses

26 de março de 2021

O circo do palhaço Xereta, velho conhecido nas periferias natalenses, é o personagem principal do livro fotográfico A Cidade Encantada do Xereta, das autoras Ianne Maria e Rita Machado. O livro conta com mais de 130 páginas, entre fotos e textos, e revela parte do cotidiano circense de personagens cativantes. A publicação foi viabilizada através de recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. O livro foi lançado ontem e a venda está disponível por R$50.

Josimar Soares da Silva, que atende por Mazinho na intimidade, mas é popularmente conhecido por Xereta. Sua trajetória no circo começou literalmente na brincadeira, ainda criança, junto com o irmão encenando espetáculos circenses no quintal de casa. Da brincadeira infantil veio a vontade, e ainda adolescente o jovem mazinho se viu trabalhando em circo.

Foram dez anos trabalhando como malabarista e equilibrista, até que se descobriu palhaço. O palhaço Xereta nasceu aos 24 anos de idade, em 2005, e até hoje já se somam 26 anos de experiência. Com seu circo, Xereta percorreu praticamente todo o nordeste encantando crianças e adultos.

Durante a pandemia da COVID-19 o circo encontra-se parado, o que levou o palhaço a explorar outras alternativas de sustento. Atualmente mazinho trabalha na confecção de lonas de circo, no aguardo de tempos melhores onde possa voltar a realizar seus espetáculos e voltar a dar vida ao Xereta.
 

Serviço:

Livro fotográfico A Cidade Encantada do Xereta

Venda através do pix. Chave: 84 998139467 em nome de Rita de Cássia Machado Amaral

Valor: R$50 com frete incluso pra todo o brasil | Enviar comprovante para o número da produção (84 998139467)