Ennio Morricone revolucionou a trilha sonora no cinema

Agenda Cultural

Luz Câmara e Close: Festival homenageia Ennio Morricone e destaca a música no cinema

Online e gratuito, “Festival Luz, Câmera e Close de Música de Cinema” irá discutir a importância da trilha sonora na sétima arte

23 de março de 2021

Um festival que une música e cinema, tendo a obra do maior autor dee trilha sonoras de todos os tempos. Assim é o Festival Luz, Câmera e Close de Música de Cinema (FLCCMC), evento que aborda a importância da trilha sonora dentro das artes audiovisuais. O evento acontece entre os dias 08 e 10 de abril, totalmente online e gratuito, no YouTube do Festival. O projeto via Lei Aldir Blanc, é uma produção paulista.

 Na sexta-feira, dia 09 de abril, às 19h, segundo dia do festival, haverá o painel “O Legado Morricone”, numa homenagem ao grande maestro Ennio Morricone, falecido em 2020. O compositor brasileiro e admirador declarado de Morricone, Alexandre Guerra, apresenta seus processos criativos e a influência do ícone italiano, acompanhado do professor Nelson Guarniero e a mediação de Tony Berchmans. 

 Além disso, no sábado, dia 10 de abril, às 19h, durante o show “As Canções do Oscar”, uma homenagem especial será prestada ao grande maestro.  “Ennio Morricone é um gênio, que revolucionou a trilha sonora de cinema, e sempre foi um inovador. Ele compôs diversas obras-primas que são inesquecíveis, como “Cinema Paradiso”. É impossível falar de música de cinema e não citar Morricone como uma referência”, afirma Tony Berchmans.

Ennio Morricone, que morreu ano passado aos 91 anos, é um dos maiores compositores de trilhas sonoras da história do cinema. Com canções curtas e diretas, com pianos elétricos e guitarras, Morricone se tornou um ícone ao misturar diversos elementos em suas músicas. Ao longo da sua carreira foi responsável pela composição e arranjo de mais de 500 filmes e programas de televisão. Morricone escreveu algumas das trilhas sonoras mais conhecidas dos western spaghetti do cineasta Sergio Leone como: “Por um Punhado de Dólares” (1964) e “Era uma Vez no Oeste” (1968). Outras composições de sucesso incluem as trilhas de: “Era uma vez na América” (1984), “Os Intocáveis” (1987) e “Cinema Paradiso” (1988).